fbpx

Como praticar Mindfulness com 3 exercícios simples

Por Equipe HPVB em

Como praticar Mindfulness

Em outras matérias aqui no portal já explicamos o que é meditação e o que é o Mindfulness, sendo assim, o foco desta matéria é te ensinar como praticar mindfulness e obter os seus benefícios.

Como praticar Mindfulness

Caso não tenha lido as outras matérias você pode acessar aqui: O que é meditação e O que é Mindfulness.


Como praticar Mindfulness – Exercício 1

Este primeiro exercício de mindfulness é ótimo para relaxar e inclusive dormir, ele consiste em uma varredura mental do seu corpo.

Para começar esta varredura você precisa primeiro decidir se vai inicia pela ponta dos pés ou pelo topo da cabeça.

Feito isso, você vai se concentrar nas sensações de cada parte enquanto vai percorrendo gradativamente cada pedacinho do seu corpo, ao perceber qualquer tensão, permita-se relaxar, caso se distraia com algo basta levar a atenção de volta para sua varredura mental do seu corpo.

Exemplo:

“Decidi iniciar pelos pés, me concentro nos dedos e os relaxo, em seguida vou relaxando a sola dos pés, calcanhares e os pés como um todo. Depois, levo minha concentração para os tornozelos e sinto como eles estão enquanto permito que eles relaxem também, vou levando a atenção para os músculos da canela, se me distraio com algo, simplesmente levo a atenção de volta para minha canela e sigo relaxando. Começo a me concentrar agora nos joelhos e os relaxo, subo para as coxas e assim por diante.”

Dessa forma, o praticante vai notando todas as sensações que percebe e concentra a atenção intencionalmente nesta vivência relaxante.


Como praticar Mindfulness – Exercício 2

Esse segundo exercício é uma das formas mais tradicionais de se praticar o mindfulness

Para realizar, basta adotar a posição que escolher para sua meditação e se concentrar em sua respiração.

Você pode fazer isso com os olhos abertos ou fechados, o importante aqui é que você se concentre na sua respiração seja pela sensação do ar entrando em suas narinas e movendo seu peito ou no som que ela faz, por exemplo.

Feito isso você permanece com sua atenção plena em sua respiração enquanto sua mente vai relaxando.

É muito comum que venham pensamentos ou distrações, não há nada de errado com isso, é algo esperado e que faz inclusive parte de praticar mindfulness.

Quando isso ocorrer, basta reconhecer o pensamento ou distração e retomar a concentração em sua respiração

Em resumo, o que deve ser feito é a aceitar sem julgar cada distração, logo, sem se deixar comandar pelas distrações, uma vez as percebidas, voltar a atenção para experiência de respirar.

A prática desse exercício de mindfulness ajuda a acalmar a mente, melhora seu relacionamento com os seus pensamentos reduz o estresse e ainda favorece um aumento da sua concentração.


Como praticar Mindfulness – Exercício 3

O terceiro exercício de Mindfulness consiste na aplicação de mindfulness no dia a dia.

Aliás, essa prática já gerou inclusive nomes compostos como Mindful Eating ou Mindful walking que se referem respectivamente a prática do mindfulness enquanto nos alimentamos ou durante uma caminhada.

Para praticar o mindfulness em atividades do dia a dia é muito simples e benéfico, basta que você vivencie as situações do cotidiano de modo plenamente consciente.

Ou seja, de maneira focada no que está acontecendo, sem ficar racionalizando ou julgando.

Por exemplo:

“Imagine que você vai comer uma fruta e se propõe experimentá-la realizando esse exercício de Minfulness, então você leva toda sua atenção para esse momento, sem olhar no celular, sem pensar no passado ou no futuro, tudo que importa é esse momento de experimentar sua fruta. Então, Você come, sente suas texturas, seu sabor, vive o momento, sem julgar, ou racionalizar a situação, caso se distraia com algo, basta levar a atenção de volta como no exercício anterior.”

A prática do Mindfulness no dia a dia traz benefícios maravilhosos e comprovados pela ciência, entre eles estão a redução do estresse, bem como o aumento da concentração e bem-estar.

Além disso, estudos indicam que este treino é eficaz, por exemplo, na diminuição de problemas psicossomáticos, dor crônica, fibromialgia, transtornos de ansiedade, psoríase entre outros.


Como praticar mindfulness – Conclusão

Nesta matéria você pode conhecer 3 diferentes formas de você usar o mindfulness em sua vida, podendo desfrutar de seus benefícios de forma simples e descomplicada, esperamos que goste e aproveite.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário