fbpx

Como trabalhar a autoestima superestimada

Por Equipe HPVB em

Como trabalhar a autoestima superestimada

Nesta matéria você vai descobrir como a autoestima superestimada afeta os seres humanos, além disso, vai descobrir como trabalhar a autoestima superestimada para obter o equilíbrio.

Como trabalhar a autoestima superestimada

Caso você não saiba o que é autoestima, recomendamos que leia nossa matéria: O que é autoestima antes de dar continuidade neste conteúdo.

Resumindo, autoestima é a avaliação bem como o carinho e apreço que temos a nós mesmos.

Como a autoestima superestimada nos atinge

Por conta da autoavaliação superestimada de si mesmo, quem sofre com a autoestima superestimada se coloca em situações e desafios muito além da sua capacidade.

Isso faz com que a pessoa tenha muitas derrotas e até mesmo se coloque em riscos sérios de vida.

Veja estes 3 exemplos de autoestima superestimada em seguida:

  1. O João se acha tão competente que busca vagas de trabalho em empresas que pedem aptidões maiores que as dele. O resultado disso você já sabe, o João nunca é contratado.
  2. Um escalador iniciante negava estudos e se achava um super escalador, com a sua autoestima superestimada ele se colocou em uma escalada além de sua capacidade, infelizmente ele sofreu um sério acidente ao cometer um erro que poderia ter sido evitado.
  3. A Maria sempre escutou de sua mãe que ela era muito linda, então, buscando um pretendente, porém com a sua autoestima superestimada ela deixa de se arrumar com cuidado e com todo desleixo, bem como falta de higiene, sempre acaba sem um parceiro.

Repare que assim como a baixa autoestima pode levar a falta de cuidados com higiene, a autoestima superestimada é capaz de gerar a mesma resposta, como você viu no exemplo de Maria.

O que acorre é que na autoestima superestimada a pessoa acredita que é boa demais e que outros fatores são indiferentes, assim como ocorreu com o João em sua busca por empregos que ele não era qualificado.

Então eis a questão, o que fazer para mudar a autoestima superestimada?

É isso que você vai descobrir agora.


Como trabalhar a autoestima superestimada

Como trabalhar a autoestima superestimada

Assim como no caso da baixa autoestima, é válido deixar claro que ninguém tem culpa de estar com uma autoestima superestimada.

Aliás, esta condição pode gerar grandes frustrações, ansiedades e raiva.

Afinal, imagine como o João se sente após ser rejeitado de todos os empregos que ele procurou.

Porque isso ocorre? Simples, assim como a baixa autoestima, a superestimada, também vem de uma Hipnose.

Lembre que ninguém nasce se achando o maioral e com uma autoavaliação acima da realidade, em geral, essas distorções da capacidade surgem ao longo da vida com as experiências vividas.

Esse tipo de Hipnose é muito demonstrada no livro Mindset, onde mostra o problema de se oferecer elogios a uma capacidade “inata” das pessoas ao invés da dedicação, demonstrando assim como isso gera uma Hipnose de autoestima superestimada.

Veja em seguida um exemplo de como essa Hipnose começa:

Essas experiências mais uma vez são comunicações, que levam a percepção das pessoas a se avaliarem acima do que realmente são.

  • A Juliana sempre elogiava sua filha, “como você é inteligente…” Um dia a sua filha fez uma prova, tirou uma nota 10 e disse: mãe olha só, tirei 10 e nem precisei estudar. Sua mãe respondeu que foi assim porque ela é muito inteligente.

O que aconteceu? A filha de Juliana passou a ir cada vez pior na escola, afinal, como se achava muito inteligente ela não precisaria estudar, pois, na cabeça dela: estudar é coisa de gente burra e que não aprende, quem é inteligente como ela vai bem sem precisar estudar.

Isso foi o que ela aprendeu em sua experiência com a sua mãe, levando ela a uma autoestima superestimada que trouxe notas baixas em várias matérias por um longo período.

Bem, fique tranquilo, dá para superar essa situação e você verá isso agora.


Para trabalhar a autoestima superestimada é preciso reverter essa Hipnose

Para alegria de todos, diferente da baixa autoestima, quando se trata da superestimada temos uma grande vantagem.

Ela não se retroalimenta como a baixa autoestima.

Aliás, em geral, é o contrário, no caso da autoestima superestimada é comum que ela diminua sozinha e fique equilibrada ou então, infelizmente indo direto para uma baixa autoestima.

Essa mudança acontece, pois, a percepção superestimada de nossa capacidade normalmente se transforma assim que é confrontada com a realidade.

Uma vez que vemos que não somos tudo aquilo que pensamos temos a oportunidade de ter uma visão mais real de nós mesmos, de nossas virtudes e fraquezas.

Isso é bom, pois, nos dá a chance de evoluir.

Como a Hipnose da autoestima superestimada se desfaz naturalmente:

  • Lembra do escalador? Após seu acidente ele percebeu que não era tudo que pensava e com receio de passar dos limites de novo, decidiu contratar um professor para o ajudar a evoluir com segurança.
  • O João, que não conseguia os empregos, não desistiu dos cargos que queria, afinal, ele estava decidido a não pegar um trabalho de menor qualificação, porém, vendo que ele não era tudo que pensava, fez as formações que o deram qualificação para o cargo desejado, enfim ele conquistou o seu tão sonhado emprego.
  • Já a filha de Juliana não teve a mesma sorte, após ela repetir de semestre por falta estudos, agora se sentia uma burra e incapaz, o que não é verdade, afinal, ela ia muito bem nas aulas na época que se dedicava.

    Agora, com a sua baixa autoestima ela sente que nunca vai conseguir se formar, não tem mais ânimo para estudar e assim, segue indo mal na escola, quanto mais mal ela vai ao colégio, pior fica a sua autoestima.

Equilibrando a autoestima superestimada

Como trabalhar a autoestima superestimada

Como você pode ver nestes 3 exemplos, o escalador aprendeu com sua experiência e tem agora uma autoestima que condiz com sua realidade de iniciante.

O João idem, após falhar em suas diversas entrevistas, notou que era preciso melhorar, sua autoestima tomou a consciência de sua real capacidade.

Aliás, como diria Carl Rogers pai da psicologia humanista, “só quando me aceito como sou, posso então mudar.”

João aceitou que ainda não estava pronto, estudou e mudou, agora ele conquistou seu emprego.

Entretanto, a filha de Juliana não teve a mesma sorte, ao invés de apenas notar que ela também precisava estudar, acabou tendo sua autoavaliação incorreta, se achando burra e incapaz.

A autoestima da filha de Juliana não condiz com a realidade e passou de uma autoestima superestimada, para uma baixa autoestima.

Esse efeito de montanha-russa é muito comum em pessoas com autoestima superestimada, é muito importante evitá-lo.


A autoestima superestimada – O que fazer?

Como você pôde ver, em grande parte das vezes a autoestima superestimada se resolve sozinha, porém, às vezes podemos persistir nela por muito tempo ou até mesmo nos levar a uma situação de grande risco, como foi a queda do escalador.

Para evitar esse tipo de situação é preciso ter mais consciência em sua autoavaliação, só assim você vai saber se as suas ações são ou não adaptadas para alcançar determinado objetivo.

Então, separamos 3 dicas em seguida para controlar uma autoestima superestimada:

  1. Exercite a sua humildade, reconheça o que você pode melhorar.
  2. Peça a opinião de outras pessoas a respeito das suas capacidades.
  3. Aprenda a Auto-Hipnose e use a imagética para avaliar seu desempenho futuro.

Além dessas dicas recomendamos que leia nossa matéria sobre como ter uma autoestima equilibrada.


Como trabalhar a autoestima superestimada – Conclusão

Nessa matéria você descobriu como a autoestima superestimada nos afeta, além disso, descobriu a relação da autoestima superestimada com a Hipnose e como trabalhar a autoestima superestimada para obter o equilíbrio.

Esperamos que tenha gostado desta matéria e que por meio dela venha usar esse conhecimento a seu favor.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário