fbpx

Dificuldade de concentração – As 3 causas mais comuns

Por Equipe HPVB em

dificuldade de concentração

A dificuldade de concentração atinge muitas pessoas e infelizmente, acaba impedindo que consigam prosperar nas mais diversas áreas das suas vidas, trabalho, estudos, atividades pessoais ou profissionais.

Chegou a hora de você descobrir de onde vem a dificuldade de concentração e começar a melhorar a sua concentração.

dificuldade de concentração

Podem existir diversas causas para dificuldade de concentração, mas, pode ficar tranquilo que vamos abordar as 3 causas mais comuns da falta de concentração e te explicar em detalhes como tudo isso acontece.

Fato é que nesse mundo cada vez mais tecnológico, somos bombardeados pelas informações que chegam de todos os lados, Facebook, Instagram, e-mails para ler, atividades do trabalho, relacionamentos pessoais

São tantas coisas para lidar no dia a dia que isso acaba dispersando nosso foco um pouco para cada lugar.

Não saber administrar essa realidade acaba gerando estresse, ansiedade, irritação, entre outros males que como você vai ver, agravam os problemas de atenção e concentração.


De onde vem a dificuldade de concentração

Às vezes a dificuldade de concentração e memorização pode vir desde criança, então, caso não seja resolvida, acaba muitas vezes sendo carregada para vida adulta.

Entretanto, a dificuldade de concentração também pode surgir na vida adulta, tendo também diversas causas possíveis para gerar esta condição.

Separamos em seguida 3 das principais causas da dificuldade de concentração:


Dificuldade de concentração por questões emocionais mal resolvidas

As emoções e a concentração estão extremamente conectadas. Talvez um dia você já tenha passado por um problema que causou grande estresse onde naquela situação não conseguia se concentrar em nada.

Exato, a falta de inteligência emocional pode levar a problemas de concentração. Por isso, é muito importante desenvolver habilidades emocionais como uma forma direta de melhorar a concentração.

Aliás, muitos de nossos clientes na nossa metodologia única de terapia com Hipnose nos procuram para desenvolver a liberdade emocional e por consequência conquistarem maior capacidade de se concentrar.

Se você quer saber mais sobre as sessões acesse: Terapia Hipnose para Viver Bem


Dificuldade de concentração por falta de interesse genuíno

Existem diversos estudos que apontam a relevância de saber os motivos de realizar determinada atividade para conseguir de fato ter maior nível de atenção.

A concentração torna-se ainda maior quando estes motivos são de interesse genuíno da pessoa, ou seja, os motivos dela se concentrar fazem real sentido para ela.

Separamos dois exemplos onde esse principio é empregado.

  • Crianças que não aprendem o conteúdo na escola porque não sabem o motivo de aprender determinada matéria.
  • Dificuldade de concentração no trabalho devido à falta de interesse pela profissão exercida ou pela remuneração incompatível, logo, o motivo financeiro não consegue motivar suficientemente o exercício da concentração.

Quando a dificuldade de concentração é por falta de interesse genuíno cabe ao indivíduo trabalhar sua relevância perceptiva, conceito que explica o comportamento das pessoas devido à percepção mais relevante.

Isso pode ser feito sozinho ou com o acompanhamento de um terapeuta, por exemplo.


Dificuldade de concentração devido à ansiedade

Das questões emocionais a ansiedade é uma das maiores, por isso ganha destaque.

A ansiedade atrapalha a concentração, pois, as pessoas ansiosas costumam levar a sua atenção para situações futuras ou do passado, tirando a atenção do presente, justamente onde desejam se concentrar.

Veja o exemplo em seguida para entender isso, na prática:

“Uma moça vai prestar vestibular no fim do ano e começa a tentar estudar, mas, não consegue se concentrar no estudo.”

Isso acontece porque ela está sentindo-se tão ansiosa em pensar como vai ser caso ela não passe na prova que sofre por antecipação, ficando nervosa sem conseguir se concentrar no momento presente.

Ou seja, sem conseguir se concentrar nos seus estudos.

Tratar as causas da ansiedade, bem como desenvolver sua liberdade emocional ganha mais uma vez destaque no que diz respeito a ter concentração ao seu lado na sua vida.

Lembre, se você sofre com ansiedade é só acessar: Terapia Hipnose para Viver Bem, será um prazer ajudar você.


Dificuldade de concentração – Conclusão

Como você pode ver nesta matéria, às três principais causas da dificuldade de concentração tem relação com seus sentimentos.

Sendo assim podem ocorrer por conta de questões emocionais mal resolvidas, ansiedade ou até mesmo pelo simples sentimento de desinteresse na atividade que te exige concentração.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário