fbpx

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Por Equipe HPVB em

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

A Hipnose vem sendo cada vez mais utilizada na área da saúde, isso levou muitas pessoas a se perguntarem se essa tal Hipnoterapia realmente funciona, nessa matéria você vai descobrir o que a ciência tem a dizer.

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Talvez seja por conta da Hipnose ter sido coberta por um manto de misticismo e fantasia ou até mesmo pelas brincadeiras com o tema desenvolvidas em filmes de ficção, o fato é que ainda hoje algumas pessoas ainda tem certas dúvidas sobre a Hipnose.

Entretanto, com o tempo a Hipnose foi sendo cada vez mais um objeto de estudo da ciência.

A Hipnose na atualidade já não carrega mais este viés mistico muito pelo contrário, atualmente ela possui centenas de artigos científicos publicados e ajuda milhares de pessoas em todo mundo.

As Hipnoterapias são as terapias que utilizam a Hipnose como recurso terapêutico, facilitador de mudanças e promotor da qualidade de vida.

Veja em seguida o que 7 fatos que a ciência tem a dizer sobre como Hipnoterapia realmente funciona.


1° A Hipnoterapia realmente funciona para a ansiedade

Ao analisar uma série de pesquisas científicas de diversos países foi possível identificar diversas evidência do sucesso da Hipnoterapia em uma série de transtornos de ansiedade.

Em alguns estudos foi analisada a Hipnoterapia Cognitiva, abordagem terapêutica que utiliza da terapia cognitiva comportamental em conjunto da Hipnose e em outros a aplicação da Hipnoterapia de modo geral, ou seja, sem associação específica com outras terapias e sim exemplificação das técnicas empregadas.

Com grupos de controle e grupos submetidos a Hipnoterapia foi possível verificar que existem evidências de que a Hipnoterapia funciona para diversos casos de ansiedade.

Por exemplo, o estudo publicado no International Journal of Palliative Nursing revelou que a Hipnoterapia realmente funciona para ajudar pacientes com câncer em cuidados paliativos que estão sofrendo com ansiedade.

Estes pacientes passaram por sessões de Hipnoterapia e os resultados oferecem evidências de que a hipnoterapia pode reduzir a ansiedade em pacientes em cuidados paliativos, além de melhorar o sono e a gravidade dos sintomas psicológicos e físicos.

Os estudos científicos vão muito além, outro estudo conduzido por Dr. Harry E. Stanton mostrou que a Hipnoterapia realmente funciona para lidar com a Ansiedade em provas e obter maior confiança.

Poderíamos seguir citando mais e mais artigos que comprovam que a Hipnoterapia pode ajudar nos mais diversos transtornos de ansiedade, entretanto, como ela é aplicada para outras necessidades, avançaremos para os próximos tópicos e seremos breves na medida do possível.


2° Hipnoterapia realmente funciona para reduzir dores

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Em nossa pesquisa sobre a Hipnose aplicada a área da saúde pudemos constatar que seus usos para alívio de dores são os mais antigos que se tem relatos, inclusive descritos nos papiros de Ebers, uma coletânea de artigos médicos do tempo do Egito Antigo.

Entretanto, com o passar dos anos mais e mais estudos científicos e evidências comprovaram que a Hipnoterapia realmente funciona para dores das mais diversas, inclusive daquelas provenientes de cirurgias.

Por exemplo, vale ressaltar o estudo publicado no International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis que revelou que a Hipnoterapia realmente funciona para uma série de dores crônicas, como: dores de cabeça, dores provenientes do câncer, dor lombar, artrite, anemia falciforme, dor temporomandibular, fibromialgia, dores relacionadas a deficiência e problemas mistos de dor crônica.

Além disso, vale ressaltar que muitos estudos abordam sobre o funcionamento da Hipnoterapia para dor revelam que nas sessões de hipnoterapia é ensinada a Auto-Hipnose para os pacientes fazerem em casa, sendo essa uma grande responsável pelos resultados alcançados.


3° Hipnoterapia realmente funciona para fobias

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Medos e fobias não são a mesma coisa, medo é uma emoção natural do ser humano, podendo ter funções positivas ao invés de ser considerado um problema de saúde.

Já fobias são medos contínuos e irracionais, para saber mais sobre esse assunto recomendamos nossa matéria: Diferença entre Medos e Fobias.

Existem diversos tipos de fobias, sendo a terapia cognitivo comportamental uma escolha muito habitual de tratamento, entretanto, a procura por terapeutas que usem a Hipnose para tratar as fobias vem crescendo cada vez mais.

Isso ocorre não apenas por conta da efetividade dos tratamentos como também pela maneira gradual de superação por meio de técnicas hipnóticas onde o paciente consegue superar sua fobia com maior tranquilidade.

Basta uma rápida pesquisa em artigos científicos para comprovar que a Hipnoterapia realmente funciona no tratamento das mais diversas fobias.

Além disso, nós do Hipnose para Viver Bem já atendemos diversos pacientes com fobias e os resultados são muito positivos, para saber mais sobre nossa metodologia única de terapia com Hipnose e ver os depoimentos de quem já passou pela experiência acesse: Hipnose para Viver Bem Online.


4° Hipnoterapia realmente funciona para emagrecer

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

A Hipnoterapia realmente funciona para emagrecer? Ainda que diversas celebridades como Britney Spears, Daryl Hannah e Courtney Love já vieram a público admitir que usaram a Hipnoterapia para emagrecer e que isso funcionou para elas, lá, no fundo do nosso pensamento pode restar um “será mesmo?”

Sendo assim, nada como trazer dados científicos para nossa consciência ter mais clareza.

Para felicidade daqueles que desejam emagrecer, a Hipnoterapia realmente funciona para o emagrecimento, isso segundo publicação científica no Journal of Consulting and Clinical Psychology.

A pesquisa revisada por pares que analisou 60 mulheres com sobrepeso e que utilizaram a Hipnose para emagrecer confirmaram a hipótese primária de que a hipnose é um tratamento eficaz para perda de peso.

Já outro estudo científico publicado em 2020 revelou que a Hipnoterapia consegue gerar uma significativa perda de peso em pacientes obesos, tanto pela terapia conduzida como por meio da Auto-Hipnose.

Se você tem interesse no assunto leia nossa matéria completa: Hipnose para emagrecer e Auto-Hipnose para emagrecer.


5° Hipnoterapia realmente funciona para vícios

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Existem muitos vícios que podem atingir as pessoas ao longo de suas vidas, entre eles o vício no cigarro, álcool e demais drogas.

Entretanto, estes não são todos os vícios que podem impactar negativamente nossas vidas, afinal, existem também pessoas com grande sofrimento físico e mental provenientes dos vícios em jogos e até mesmo em pornografia.

Sabendo de tudo isso, eis a questão, será que a Hipnoterapia realmente funciona para vícios e se sim, quais?

Felizmente existem diversos estudos científicos que abordam o uso da Hipnoterapia como tratamento.

Por exemplo, o estudo conduzido na Dehasen university, que demonstrou que o uso da Hipnoterapia conseguiu reduzir o nível de dependência de jogos de maneira gradual e consistente, podendo influenciar as atitudes dos alunos.

Sobre o vício no cigarro, estudo científico realizado no North Shore Medical Center em Massachusetts demonstrou que a Hipnoterapia não só realmente funciona como afirma que ela obteve melhores resultados que a terapia de reposição de nicotina (TRN).

Este mesmo estudo ainda afirma que a Hipnoterapia pode ser um trunfo para os programas de cessação de fumo.

Poderíamos nos prolongar aqui, mas o fato é que não faltam evidências de que a Hipnoterapia realmente funciona para controle e superação de vícios.


6° Hipnoterapia realmente funciona para depressão

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Segundo a OMS a depressão é um grande problema, não apenas por seus sintomas negativos, mas, também por ter o potencial de se tornar a doença mais incapacitante do planeta.

Sim, a depressão é considerada uma doença.

Felizmente mais um fato científico foi revelado em pesquisa publicada no International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis.

É notável que a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é muito eficiente no que se trata de depressão, entretanto, este estudo realizou uma comparação da TCC sozinha e da Hipnoterapia Cognitiva (união a TCC com a Hipnose.)

Segundo o estudo a hipnose forneceu uma ampla gama de técnicas, que podem ser facilmente integradas à TCC para melhorar o resultado do tratamento.

Além disso, o estudo demonstrou que ao adicionar Hipnose como um componente extra à TCC, ela melhorou claramente o resultado do tratamento no que diz respeito a mudança de comportamentos e pensamentos automáticos dos pacientes.


7° Hipnoterapia realmente funciona para uma série de condições

Hipnoterapia realmente funciona? O que dizem as pesquisas científicas

Não precisa ser nenhum cientista para reconhecer que já trouxemos uma série de artigos científicos sobre a positiva ação da Hipnoterapia para uma série de condições.

Então, sim, ela funciona para uma série de condições, entretanto não para aqui, afinal, existem outros tantos artigos científicos que apontam que a Hipnoterapia pode ajudar ainda mais.

Veja em seguida algumas condições que segundo a ciência, a Hipnoterapia pode ajudar:

Sendo assim, além de confirmar que a Hipnoterapia realmente funciona para as 6 condições apresentadas anteriormente trouxemos mais 7 evidências com suas devidas comprovações científicas que carregam o fato de que a Hipnoterapia realmente funciona.

Ao todo foram 13 artigos científicos que comprovam o potencial da Hipnoterapia para diversas condições.

Logo, se você tinha alguma dúvida pode ficar tranquilo, a Hipnoterapia realmente funciona.


Hipnoterapia realmente funciona – Conclusão

Como você pode ver nessa matéria a Hipnoterapia realmente funciona como uma abordagem terapêutica completa e com validação científica para diversas condições, um recurso excelente para promover a saúde e a qualidade de vida.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi abordada aqui, basta escrever para gente nos comentários ao fim desta matéria que ficaremos muito felizes em te responder.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário