fbpx

Medo da morte – O que é Tanatofobia

Por Equipe HPVB em

Medo da morte - O que é Tanatofobia

Veja como funciona o medo da morte, o que é Tanatofobia e como é realizado o tratamento das pessoas que infelizmente se encontram vivendo essa complexa condição.

O que é o medo da morte

O medo da morte é a manifestação da emoção de medo ao nos relacionarmos de alguma forma com a morte.

Diferente de outros medos, o medo da morte só se pode sentir-se por antecipação, afinal, após a morte não teríamos mais consciência de emoções, a menos que você tenha alguma crença que vá contra a este entendimento científico.

Sendo assim o medo da morte ocorre ao nos relacionarmos com a ideia de morrer, seja por conta de uma doença que portamos, hábitos prejudiciais, etc.

Como já revelamos em nossa matéria: O que são medos, o medo é uma emoção natural, o que significa que nem sempre ele será um problema de saúde.

Muitas vezes o medo serve como um impeditivo prevenindo uma exposição ao risco.

Se o medo da morte evitar que você decida arriscar sua vida com atitudes imprudentes ele está tendo uma função positiva.

Imagine que este medo de morrer te impede de dirigir em uma velocidade acima do permitido, em uma pista molhada e cheia de curvas.

Neste caso ele estaria resguardando sua vida, não é mesmo?

Existem muitos outros exemplos de quando o medo da morte é racional e positivo, entretanto, nem sempre é assim.

O problema do medo da morte se dá quando ele é irracional e atrapalha o desenvolvimento pleno dos seres humanos ou então, traz sintomas negativos, como ansiedade excessiva, falta de ar, tremores e taquicardia, por exemplo.

Se o medo da morte nos impede de viver o que gostaríamos ele pode acabar fazendo com que cheguemos ao fim da vida frustrados por não ter vivido de modo congruente com a vida que desejávamos.

O medo da morte também é um problema quando ele traz sintomas negativos de modo intenso e que não te permita agir e pensar com clareza. Inclusive, nestes casos é provável que seja algo além de um simples medo.

Quando o medo da morte passa a agir dessa maneira ele é conhecido como um quadro clínico chamado Agorafobia.


O que é Tanatofobia

O medo de espaços abertos e multidões é a manifestação da emoção de medo ao nos colocarmos em lugares onde podemos estar vulneráveis a riscos que de alguma forma não conseguiríamos escapar facilmente.  Enquanto os espaços abertos seriam muito expostos, as multidões como as de um show são evidentemente um exemplo de local de difícil locomoção e por tanto, ruim de escapar de um eventual risco.  Este medo se representa muito bem pelo medo de que algo possa acontecer nestes locais e que ficaríamos presos/vulneráveis neles.  Além disso, o medo de espaços abertos e multidões também pode surgir sem estar nestes locais, podendo ocorrer por antecedência, basta pensarmos na possibilidade de termos de ir para um lugar assim.  Como já revelamos em nossa matéria: O que são medos, o medo é uma emoção natural, isso significa que nem sempre ele será um problema de saúde.  Muitas vezes o medo serve como um impeditivo para prevenir uma exposição ao risco.  Se o medo de espaços abertos e multidões evitar que você decida entrar em um estabelecimento com lotação acima do permitido, ele pode ter evitado que você sofresse alguma consequência negativa como pisoteamentos e falta de ar pelo excesso de pessoas por metro quadrado.  Sim, é um exemplo trágico, entretanto, existem diversos casos de situações assim, logo, se você tiver medo de se colocar em uma situação deste tipo e devido ao medo ele evitar que você vá, ele teve um papel positivo.  Um morador de favela que sente medo de ficar em lugares abertos e expostos durante um tiroteio e decide se esconder em casa, também está tendo a emoção de medo como aliada, graças a ela tomou uma atitude que resguarda sua vida.  Existem muitos outros exemplos de quando o medo de multidões e espaços abertos é racional e positivo, entretanto, nem sempre é assim.  O problema do medo de lugares abertos e multidões se dá quando ele é irracional e atrapalha o desenvolvimento pleno dos seres humanos ou então, traz sintomas negativos, como ansiedade excessiva, falta de ar, tremores e taquicardia, por exemplo.  Se o medo de espaços abertos te impede ou traz sintomas negativos ao dar uma simples volta na rua sair para trabalhar, frequentar uma universidade ou até mesmo assistir a um filme no cinema em um dia normal. Então, é provável que seja algo além de um simples medo.  Nestes casos o medo de espaços abertos e multidões passa a ser conhecido como um quadro clínico chamado Agorafobia.

Tanatofobia é o termo técnico utilizado quando o medo de morrer torna-se patológico, ou seja, quando ele tem necessidade de tratamento clínico para que o mesmo seja superado.

Fobias são medos são contínuos e irracionais, você encontra mais sobre medos racionais e irracionais em nossa matéria: o que são medos.

Uma vez que a Tanatofobia é um tipo de fobia, ela é um medo irracional da morte, ou seja, é um medo que se manifesta mesmo quando o indivíduo não está e nem irá se colocar em uma condição de risco real.

Os indivíduos que sofrem com a Tanatofobia podem experimentar sintomas como:

  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Coração acelerado;
  • Pensamentos acelerados;
  • Vontade de evitar a situação;
  • Sensação de pânico descontrolado;
  • Incapacidade de controlar o medo mesmo sabendo que não existe um risco real.

Aqueles que sofrem com Tanatofobia não precisam ter todos estes sintomas listados, é possível ter uma combinação deles, bem como a intensidade de cada um variar.

O mais importante aqui é evitar o sofrimento, afinal, hoje já existem tratamentos para Tanatofobia, logo, não é preciso ficar preso a essa condição.

O medo da morte com caráter irracional pode ser superado e o indivíduo conquistar a sua qualidade de vida e pleno potencial de volta.


Como tratar a Tanatofobia

Medo da morte - O que é Tanatofobia

Os tratamentos para a Tanatofobia são normalmente psicoterapêuticos, ou seja, por meio de terapias que agem mudando nossa mente e consequentemente, oferecendo uma nova maneira para o cérebro funcionar.

Assim, o medo excessivo da morte é superado com segurança.

A Tanatofobia pode ser tratada por diversas linhas terapêuticas diferentes, entretanto, os tratamentos que usam a Hipnose tem sido cada vez mais recomendados por seus efeitos positivos.

Vale lembrar que o tempo da Hipnose mística já passou, hoje ela já tem seus efeitos comprovados pela ciência e está cada vez mais presente na área da saúde.

Aliás, nós do Hipnose para Viver Bem atendemos pessoas de todo Brasil e exterior com resultados surpreendentes, tanto no tratamento de fobias como em outras condições.

Para saber mais e ver depoimentos acesse: Hipnose para Viver Bem Online

Uma das grandes vantagens de usar a Hipnose no tratamento de fobias é que com ela é possível superar as fobias gradativamente, tudo com calma e resultado.


Medo da morte – Conclusão

Nesta matéria você descobriu o que é o medo da morte, o que é Tanatofobia e como é realizado o tratamento da Tanatofobia, essa condição que infelizmente pode nos impedir de viver uma vida boa.

Esperamos que por meio deste conhecimento você esteja mais preparado para entender a situação que uma pessoa com medo irracional e excessivo da morte se encontra.

Se essa for sua condição, é importante buscar tratamento.

Caso tenha alguma dúvida ou deseja que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Além disso, fique a vontade para se inscrever em nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário