fbpx

Medo de altura – O que é Acrofobia

Por Equipe HPVB em

Medo de altura - O que é acrofobia

Nessa matéria você vai descobrir como funciona o medo de altura, o que é Acrofobia e como é feito o tratamento de pessoas que enfrentam essa condição.

Medo de altura - O que é acrofobia

O que é o medo de altura

O medo de altura é a manifestação da emoção de medo quando pessoas sobem em lugares subjetivamente altos, se imaginam neles ou apenas veem outras pessoas em algum lugar alto.

Sim, o medo de altura pode se manifestar ao ficar de pé em cima de uma cadeira ou em lugares mais altos, como o topo de uma escada ou na sacada no alto de um prédio.

Como falamos em nossa matéria: O que são medos, o medo é uma emoção natural, não necessariamente um problema de saúde.

Inclusive no caso do medo de altura, ele pode ter inclusive uma função positiva, evitando que a pessoa se submeta a uma exposição a altura em um lugar com risco a sua vida.

Nestes casos o medo serve como um impeditivo para prevenir a exposição ao risco.

O problema do medo de altura é quando ele é irracional e impede o desenvolvimento dos seres humanos ou traz sintomas negativos, como ansiedade excessiva, falta de ar, tremores e taquicardia, por exemplo.

Nestes casos o medo de altura passa a ser conhecido como um quadro clínico chamado Acrofobia.


O que é Acrofobia

Medo de altura - O que é Acrofobia

A Acrofobia é o nome dado quando o medo de altura torna-se patológico, ou seja, com necessidade de tratamento clínico para que o mesmo seja superado.

A fobia é um medo contínuo e irracional, mais sobre medos racionais e irracionais você encontra em nossa matéria: o que são medos.

Sendo a Acrofobia uma forma de fobia, ela é um medo irracional de altura, ou seja, é um medo de altura que se manifesta mesmo o indivíduo não estando em uma condição de risco real.

As pessoas que sofrem da Acrofobia podem experimentar sintomas como:

  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Coração acelerado;
  • Pensamentos acelerados;
  • Vontade de evitar a situação;
  • Sensação de pânico descontrolado;
  • Incapacidade de controlar o medo mesmo sabendo que não existe um risco real.

Quem sofre de Acrofobia não precisam ter todos estes sintomas, é possível ter uma combinação deles com intensidades variadas.

O mais importante aqui é evitar o sofrimento desnecessário, afinal, hoje já é possível tratar a Acrofobia, sendo assim, não é preciso ficar preso a essa condição.

O medo de altura irracional pode ser superado para que o indivíduo tenha sua qualidade de vida e pleno potencial recuperado.


Como tratar a Acrofobia

Medo de altura - O que é Acrofobia

Os tratamentos para Acrofobia são psicoterapêuticos, ou seja, são feitos por meio de terapias que agem mudando a mente e oferecendo uma nova forma do cérebro funcionar.

Dessa forma, o medo excessivo de altura é superado com segurança.

A Acrofobia pode ser tratada por diversas linhas terapêuticas diferentes, mas, atualmente os tratamentos que usam a Hipnose tem sido cada vez mais recomendados por seus efeitos positivos.

Caso você não saiba, o tempo da Hipnose mística já passou, atualmente ela tem seus efeitos comprovados pela ciência e está cada vez mais presente na área da saúde.

Aliás, nós do Hipnose para Viver Bem atendemos pessoas de todo Brasil e exterior com resultados surpreendentes, tanto no tratamento de fobias como em outras condições.

Para saber mais e ver depoimentos acesse: Hipnose para Viver Bem Online

Uma das grandes vantagens do uso da Hipnose no tratamento de fobias é que com ela é possível superar as fobias gradativamente e sem sofrimento, tudo com calma e resultado.


Medo de altura – Conclusão

Nesta matéria você descobriu o que é o medo de altura, o que é Acrofobia e como é realizado o tratamento da Acrofobia.

Esperamos que por meio deste conhecimento você esteja mais preparado para entender a situação que uma pessoa com medo irracional e excessivo de altura se encontra.

Se essa for sua condição, não hesite em buscar tratamento.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Além disso, fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário