Medo de espaços abertos e multidões – O que é Agorafobia

Por Equipe HPVB em

Medo de espaços abertos e multidões - O que é Agorafobia

Veja como funciona o medo de espaços abertos e multidões, o que é Agorafobia e como é realizado o tratamento das pessoas que infelizmente se encontram presas a essa condição também conhecida como o medo de ter medo.

Medo de espaços abertos e multidões - O que é Agorafobia

O que é o medo de espaços abertos e multidões

O medo de espaços abertos e multidões é a manifestação da emoção de medo ao nos colocarmos em lugares onde podemos estar vulneráveis a riscos que de alguma forma não conseguiríamos escapar facilmente.

Enquanto os espaços abertos seriam muito expostos, as multidões como as de um show são evidentemente um exemplo de local de difícil locomoção e por tanto, ruim de escapar de um eventual risco.

Este medo se representa muito bem pelo medo de que algo possa acontecer nestes locais e que ficaríamos presos/vulneráveis neles.

Além disso, o medo de espaços abertos e multidões também pode surgir sem estar nestes locais, podendo ocorrer por antecedência, basta pensarmos na possibilidade de termos de ir para um lugar assim.

Como já revelamos em nossa matéria: O que são medos, o medo é uma emoção natural, isso significa que nem sempre ele será um problema de saúde.

Muitas vezes o medo serve como um impeditivo para prevenir uma exposição ao risco.

Se o medo de espaços abertos e multidões evitar que você decida entrar em um estabelecimento com lotação acima do permitido, ele pode ter evitado que você sofresse alguma consequência negativa como pisoteamentos e falta de ar pelo excesso de pessoas por metro quadrado.

Sim, é um exemplo trágico, entretanto, existem diversos casos de situações assim, logo, se você tiver medo de se colocar em uma situação deste tipo e devido ao medo ele evitar que você vá, ele teve um papel positivo.

Um morador de favela que sente medo de ficar em lugares abertos e expostos durante um tiroteio e decide se esconder em casa, também está tendo a emoção de medo como aliada, graças a ela tomou uma atitude que resguarda sua vida.

Existem muitos outros exemplos de quando o medo de multidões e espaços abertos é racional e positivo, entretanto, nem sempre é assim.

O problema do medo de lugares abertos e multidões se dá quando ele é irracional e atrapalha o desenvolvimento pleno dos seres humanos ou então, traz sintomas negativos, como ansiedade excessiva, falta de ar, tremores e taquicardia, por exemplo.

Se o medo de espaços abertos te impede ou traz sintomas negativos ao dar uma simples volta na rua sair para trabalhar, frequentar uma universidade ou até mesmo assistir a um filme no cinema em um dia normal. Então, é provável que seja algo além de um simples medo.

Nestes casos o medo de espaços abertos e multidões passa a ser conhecido como um quadro clínico chamado Agorafobia.


O que é Agorafobia

Medo de espaços abertos e multidões - O que é Agorafobia

Agorafobia é o termo utilizado quando o medo lugares abertos, multidões e demais situações semelhantes torna-se patológico, ou seja, quando ele tem necessidade de tratamento clínico para que o mesmo seja vencido.

As Fobias são medos são contínuos e irracionais, você encontra mais sobre medos racionais e irracionais em nossa matéria: o que são medos.

Já que a Agorafobia é um tipo de fobia, ela é um medo irracional de lugares abertos e multidões, ou seja, é um medo que se manifesta mesmo quando o indivíduo não está e nem irá se colocar em uma condição de risco real.

Os indivíduos que sofrem com Agorafobia podem experimentar sintomas como:

  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Coração acelerado;
  • Pensamentos acelerados;
  • Vontade de evitar a situação;
  • Sensação de pânico descontrolado;
  • Incapacidade de controlar o medo mesmo sabendo que não existe um risco real.

Aqueles que sofrem com Agorafobia não precisam ter todos estes sintomas citados, é possível ter uma combinação deles, bem como a intensidade de cada um variar.

O mais importante aqui é evitar o sofrimento, afinal, hoje já existem tratamentos para Agorafobia, sendo assim, não é preciso ficar preso a essa condição.

O medo de lugares abertos e multidões com caráter irracional pode ser superado e o indivíduo pode ter a sua qualidade de vida e pleno potencial recuperado.


Como tratar a Agorafobia

Medo de espaços abertos e multidões - O que é Agorafobia

Os tratamentos para a Agorafobia são normalmente psicoterapêuticos, ou seja, são feitos por meio de terapias que agem mudando nossa mente e consequentemente, oferecendo uma nova maneira para o cérebro funcionar.

Desse modo, o medo excessivo de espaços abertos e multidões é superado com segurança.

A Agorafobia pode ser tratada por diversas linhas terapêuticas diferentes, porém, os tratamentos que usam a Hipnose tem sido cada vez mais recomendados por seus efeitos positivos.

Vale lembrar que o tempo da Hipnose mística já passou, atualmente ela tem seus efeitos comprovados pela ciência e está cada vez mais presente na área da saúde.

Aliás, nós do Hipnose para Viver Bem atendemos pessoas de todo Brasil e exterior com resultados surpreendentes, tanto no tratamento de fobias como em outras condições.

Para saber mais e ver depoimentos acesse: Hipnose para Viver Bem Online

Uma das grandes vantagens de usar a Hipnose no tratamento de fobias é que com ela é possível superar as fobias gradativamente, tudo com calma e resultado.


Medo de espaços abertos e multidões – Conclusão

Nesta matéria você descobriu o que é o medo de espaços abertos e multidões, o que é Agorafobia e como é realizado o tratamento da Agorafobia.

Esperamos que por meio deste conhecimento você esteja mais preparado para entender a situação que uma pessoa com medo irracional e excessivo de lugares abertos e multidões se encontra.

Se essa for sua condição, é importante buscar tratamento.

Caso tenha alguma dúvida ou deseja que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Além disso, fique a vontade para se inscrever em nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!

Categorias: Saúde

0 comentários

Deixe seu comentário