fbpx

7 Mitos da Hipnose e suas explicações

Por Equipe HPVB em

Mitos da Hipnose | Hipnose para Viver Bem

A Hipnose foi muito mistificada ao longo de sua história, em grande parte por conta de sua exposição fictícia em filmes e séries, sendo assim, esta matéria vai te ajudar a saber quais são os mitos da Hipnose e as suas explicações.

Mitos da Hipnose | Hipnose para Viver Bem

7 Mitos da Hipnose e suas Explicações

A Hipnose que cada vez mais vem sendo estudada pela ciência mudou muito desde seus primeiros relatos descritos nos papiros de Ebers no Antigo Egito.

Aliás, se você tem interesse em saber o que é a Hipnose hoje em dia recomendamos que leia nossa outra matéria:

Como falamos anteriormente, por conta de um viés mistico trazido pelos filmes, muitas pessoas criaram uma visão fantasiosa do que a Hipnose realmente é.

Veja em seguida alguns dos principais mitos da Hipnose


Mito da Hipnose n°1: Na hipnose a pessoa dorme ou fica inconsciente 

Este mito é reforçado pelo próprio nome da Hipnose, que remete a “Hipnos” Deus do sono na mitologia grega.

Nome este, que o próprio criador do termo se arrependeu após perceber o equívoco, aliás, falamos mais sobre isso em nossa matéria onde contamos sobre a História da Hipnose.

Além disso, em determinando momento da história da humanidade, chegou a se pensar que a Hipnose ocorria com a pessoa dormindo, entretanto, com o avanço da ciência descobriu-se que a Hipnose ocorre em vigília, ou seja, consciente e acordado.

Você poderia até se perguntar agora: Porque já vi pessoas sendo Hipnotizadas de olhos fechados?

Existem dois motivos para isso.

O primeiro é que de olhos fechados vai ficar muito mais impactante uma cena com Hipnose nos filmes, o que se torna uma vantagem em termos cinematográficos.

O segundo motivo é que fechar os olhos na Hipnose é sim uma prática comum, cujo objetivo é ajudar as pessoas a se concentrarem, uma vez que reduz as distrações visuais, além de ajudar a relaxar.

Entretanto, é evidente que dormir e fechar os olhos são coisas totalmente diferentes, afinal, você pode fechar os olhos e não precisa estar dormindo para isso.

Sendo assim, dizer que Hipnose acontece com a pessoa dormindo é apenas um mito da Hipnose.


Mito da Hipnose n°2: Posso ficar preso na Hipnose para sempre

Esse mito é relacionado com um a ideia de que a Hipnose é um estado místico.

Os filmes muitas vezes colocam a pessoa hipnotizada como se estivesse fora de si, logo, você poderia ter a preocupação de ficar preso fora de si.

Entretanto, como explicamos com base em artigos científicos em nossa matéria: Hipnose é farsa? na Hipnose você não sai de si em nenhum momento, logo, não tem como você ficar preso em lugar nenhum.

Se você ler nossa matéria: O que é Hipnose na atualidade, vai descobrir que a Hipnose é algo muito mais comum do que você imagina, vai reparar que ela está presente nos relacionamentos entre pais e filhos, professores e alunos, entre amigos, Hipnose faz parte do dia-a-dia.

Resumindo, não é possível ficar preso em uma hipnose para sempre.


Mito da Hipnose n°3: Hipnose é ser dominado por alguém

Este é outro mito muito frequente nos filmes, onde criam um Hipnotizador super poderoso que controla o cérebro das pessoas, entretanto, a Hipnose não é um super poder.

O tempo da Hipnose mística já passou.

Fato é que todos são hipnotizados e hipnotizam outras pessoas ao longo de suas vidas, mesmo não fazendo isso de forma consciente, afinal, muitas pessoas ainda desconhecem esse campo do conhecimento

Atualmente o que existe são pessoas que estudam a Hipnose e sabem utilizá-la para os mais diversos propósitos.

Inclusive, algo cada vez mais popular é usar a Hipnose em si mesmo, afinal, essa é uma forma poderosa de ter resultados incríveis na vida pessoal e até mesmo profissional.

Para não quer ficar de fora conheça nosso Manual Completo de Auto Hipnose para Viver Bem.


Mito da Hipnose n°4: Eu não sou Hipnotizável

Esse mito já não é mais tão comum, entretanto, ainda tem pessoas que acreditam que podem não conseguir ser hipnotizadas.

Isso acontece pela falta de informação, essas pessoas pensam que a Hipnose é um estado místico, a perda do controle sobre si mesmo ou algo do tipo.

A Hipnose é algo tão comum, que ao longo de sua vida você já foi hipnotizado diversas vezes, por seus pais, professores e até mesmo filmes.

Pois, saiba que vai, além disso, você hipnotiza diversas pessoas ao longo de sua vida também, para isso você nem precisa conhecer de Hipnose, mesmo sem conhecê-la, ela segue acontecendo.

Entretanto, sem o conhecimento sobre ela, você não consegue perceber ela ocorrendo, nem ter controle sobre ela.

Por isso, cada vez mais pessoas estão aprendendo Auto-Hipnose, assim elas saberão quando estão sendo hipnotizadas e também saber como utilizar a Hipnose a favor delas.


Mito da Hipnose n°5: Hipnose é uma religião

Este não é um mito muito popular, entretanto, devido aos efeitos surpreendentes da Hipnose, algumas pessoas acabam por acreditar que a Hipnose é algo religioso ou até mesmo coisa do capeta.

O importante aqui é esclarecer que a Hipnose tem efeitos impactantes sim, mas, não por efeitos místicos e religiosos, e sim, por utilizar de características psicológicas de nosso cérebro.

Aliás, já abordamos este assunto mais afundo em nossa matéria Hipnose é farsa?

Fenômenos hipnóticos podem sim, ser promovidos por cultos religiosos, entretanto, a Hipnose em si não tem vínculo com nenhuma religião, ela é uma característica natural das interações humanas.


Mito da Hipnose n°6: Hipnose só serve para entretenimento

Esse mito é muito prejudicial, afinal, já faz muitos anos que a Hipnose vem sendo usada na área da saúde.

Sim, a Hipnose já está inserida em diversos artigos científicos como prática extremamente relevante em diversas necessidades do meio terapêutico e médico.

Caso você não saiba, a Hipnose é utilizada como anestésico em cirurgias, grande aliada de dentistas, ajuda pessoas com dores crônicas, ansiedade, melhora de performance esportiva e até mesmo ajuda as mulheres a terem uma gravidez e parto sem dor.

Entretenimento é apenas uma área que a Hipnose é aplicada, ela está presente em muitas outras: saúde, direito, educação, marketing e gestão de empresas, são apenas alguns exemplos de áreas que utilizam da Hipnose.


Mito da Hipnose n°7: Fazer Hipnose é prejudicial à saúde

Este mito vem de pessoas que desconhecem a Hipnose em sua essência, afinal como você pôde ver no mito anterior, a Hipnose é muito utilizada na saúde como uma forma natural de ganhar maior qualidade de vida.

Aliás, se você quer saber mais sobre os benefícios da Hipnose recomendamos que leia nossa matéria sobre os maravilhosos benefícios da Hipnoterapia, sendo esta a terapia que usa a Hipnose como ferramenta terapêutica.

Felizmente esse mito vem diminuindo na medida que as pessoas estão descobrindo quão incrível e saudável a Hipnose é em nossas vidas.

Sendo assim, a ideia de que a fazer Hipnose faz mal é apenas mais um mito da Hipnose que inclusive já foi contestado pela ciência fazem muitos anos.


Mitos da Hipnose – Conclusão

Nesta matéria você foi apresentado aos 7 mais populares mitos da Hipnose e suas devidas explicações.

Você pode descobrir que a Hipnose vai muito além do entretenimento, que ninguém dorme na Hipnose, que ela não é uma religião e muito mais.

Se você acreditava em algum destes mitos ou tem alguma dúvida que não foi abordada aqui, conta para gente nos comentários ao fim desta matéria que ficaremos muito felizes em te responder.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário