fbpx

O Que é Hipnose na Atualidade

Por Equipe HPVB em

O que é Hipnose? | Hipnose para viver bem

Se você está aqui, provavelmente, já ouviu falar em Hipnose, entretanto talvez ainda não saiba tudo aquilo que gostaria de saber, sendo assim, nesta matéria você vai entender de vez o que é Hipnose na atualidade.

O que é Hipnose? | Hipnose para viver bem

A Hipnose já foi muito mistificada em sua história, porém, a Hipnose na atualidade saiu de baixo de seu manto de fantasias e superstições.

Se quer saber mais sobre a história da Hipnose recomendamos a leitura:

Sob a luz dos entendimentos modernos ela ganhou um novo viés, sendo utilizada por diversas áreas, como: medicina, pedagogia, direito, marketing, odontologia, psicologia e muitas outras.

Com efeitos impressionantes sobre o organismo humano ela já foi inclusive objeto de estudos das neurociências, observando as respostas da Hipnose em nosso cérebro.


Como surgiu a Hipnose

Ao analisar a história da Hipnose, verá que ela é muito antiga, tendo seus relatos desde o antigo Egito.

Entretanto, o nome Hipnose foi apenas surgir em aproximadamente 1840, sendo este nome um equívoco segundo o próprio criador do termo.

Isto porque quando James Braid cunhou o termo Hipnose, o mesmo pensou que ela teria alguma relação com o sono, após perceber o equívoco ele tentou mudar o nome que havia dado.

Entretanto, sem sucesso, afinal, o termo Hipnose ou hipnotizar, nome dado a ação de se fazer Hipnose, já havia se espalhado pelo mundo afora.

Muito bem, mas, o que é Hipnose na atualidade, então?


O que é Hipnose

Como você viu anteriormente, Hipnotizar é o nome dado a ação de se fazer Hipnose, ou seja, Hipnose é uma atividade, uma ação, assim como poderíamos dizer “fazer natação”.

O que é fazer Hipnose?

Para que você entenda o que é Hipnose, bem como o que é fazer Hipnose é importante que você saiba que existem 3 linhas da Hipnose, sendo que cada uma tem a sua forma de fazer Hipnose.

Usando o mesmo exemplo da natação, seria como os tipos de nado, crawl, costas, peito e borboleta, entretanto, mesmo com estilos diferentes, todas são formas de “natação”.

Na Hipnose também existem estilos, conhecidos como: Hipnose Direta, Indireta e Conversacional.

Se você quer conhecer os 3 tipos de Hipnose recomendamos a matéria:

Logo, ainda que existam formas diferentes de fazer Hipnose, todas fazem o mesmo, ou seja, Hipnose.

Se você analisar as definições de cada uma das formas, poderá perceber que elas descrevem o que é fazer Hipnose de forma ligeiramente diferente.

Seria o mesmo que um nadador da modalidade costas dizer que natação é se locomover na água de barriga para cima movendo braços e pernas, enquanto o nadador de peito diz que natação é locomover-se na água de barriga para baixo movendo braços e pernas.

Repare que apesar de descreverem a natação de uma forma ligeiramente diferente, ambas as modalidades têm algo em comum: a locomoção na água usando o corpo.

Para chegar um entendimento global da Hipnose, analisamos as definições das 3 formas diferentes de fazer Hipnose e separamos o resultado comum.

Sendo assim, chegamos a definição do que é Hipnose.


O que é Hipnose – Definição

Veja e seguida a definição do que é Hipnose:

Hipnose é a utilização da comunicação para alteração da percepção e comportamento.


Independente do tipo de Hipnose, se é seguindo o protocolo X ou Y, o que todas as Hipnoses fazem é isso.

Elas utilizam algum tipo de comunicação, seja verbal ou não, para gerar mudanças de percepção e comportamento nos receptores dessa comunicação.

É realmente incrível o que é possível fazer com Hipnose.

Caso você não saiba, usando a Comunicação Hipnótica médicos cirurgiões utilizam a Hipnose como forma de anestesia em pacientes onde anestésicos convencionais não são indicados.

Diversas cirurgias já foram realizadas sem dor e usando apenas a Hipnose como anestésico, amputações e até mesmo cirurgia de tórax aberto.

Além disso, a Hipnose também é usada na saúde para ajudar diversas pessoas a vencerem a ansiedade, fobias, depressão, mudarem hábitos e muito mais.

Isso porque nem comentamos de como a Hipnose vem sendo usada no direito e na pedagogia como facilitadora do ensino, bem como, seus poderosos efeitos em administração de empresas e marketing.

Como você viu acima, a Hipnose é feita usando a comunicação hipnótica, se quiser saber mais sobre como isso funciona, recomendamos nossa matéria:

Devido a sua ampla utilidade, a Hipnose conquistou um grande espaço em nossa sociedade, é justamente isso que você vai ver agora.


O que é Hipnose nos dias de hoje?

Primeiramente, a Hipnose é um campo do conhecimento.

Uma vasta área de estudo que analisa as características da comunicação e seus efeitos na percepção, bem como no comportamento das pessoas e organizações.

Ela é estudada em todo mundo, disseminada em formações e congressos por especialistas na área, bem como, é difundida em diversas universidades.

O campo de estudo da Hipnose é conhecido como Hipnologia e aquele que se dedica ao estudo desta área conhecido como Hipnólogo.


Quem estuda a Hipnose trabalha com o quê?

Os campos de aplicação da Hipnose são vastos.

Portanto, as pessoas que estudam a Hipnose podem atuar em diversas funções e negócios, visto a amplitude que essa área tem.

A Hipnose está presente em áreas da saúde e realizando desde funções no tratamento de condições psicológicas adversas como é o caso das hipnoterapias, como também fazendo anestesias em cirurgias com risco do uso de anestésicos convencionais.

Ainda na área médica, a Hipnose também é muito utilizada no controle e tratamento de dores crônicas.

Mas, a Hipnose vai além da saúde.

Hoje temos hipnose nas empresas, ajudando tanto no trato de equipes, bem como elevando os resultados dos setores que envolvem a comunicação.


De modo geral, onde há comunicação, tem espaço para Hipnose.



O que é Hipnose – Conclusão

Como você viu ao longo dessa matéria, independente da forma de Hipnose, ela é uma atividade de simples compreensão.

Hipnose é apenas o uso da comunicação para alterar a percepção e comportamento, seja de uma pessoa ou uma organização.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi abordada aqui, basta escrever para gente nos comentários ao fim desta matéria que ficaremos muito felizes em te responder.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário