fbpx

O que é Meditação

Por Equipe HPVB em

O que é Meditação

Certamente você já ouviu falar sobre ela, mas, você sabe afinal o que é meditação?

Nesta matéria, além de descobrir o que é meditação, você será brevemente apresentado a história da meditação, os diferentes tipos de meditação e as suas origens.

O que é Meditação

O que é Meditação?

A meditação é uma atividade, a ação de meditar por isso, meditação.

Definir meditação não é a coisa mais simples, afinal, existem mais de 200 tipos diferentes de meditação e cada uma tem a sua própria forma de meditar.

De modo geral, toda meditação é o exercício de alguma ação com o seu corpo e mente em prol de determinado propósito, como aumento da concentração, bem-estar entre outros.

A essas ações da meditação é dado o nome de prática, de onde vem a expressão práticas meditativas.

Importante destacar que, como você verá no breve histórico da meditação que traremos em seguida, algumas meditações têm ligação com alguma religião, entretanto, nem todas tem esse caráter.


Uma breve história da meditação

A origem da meditação é muito antiga, não se sabe ao certo onde a meditação surgiu ou quem foi o responsável por criar a primeira prática meditativa.

Por outro lado, sabemos que a meditação se espalhou por todos os povos, culturas e nações, o que não é por acaso, afinal, muitas pessoas desfrutam dos maravilhosos benefícios da meditação.

Uma vez que a meditação é uma prática com origem em diferentes regiões do mundo, ela sofreu influências das culturas de cada local.

Inclusive muito influenciadas pelas variadas religiões, afinal, práticas com cunho religioso costumam criar estados meditativos, nome dado a estados alterados de consciência, como alta concentração, grande calma, etc.


Os Tipos de Meditação

A maior parte das meditações tem alguma conexão com as religiões, como ficou evidente em sua história e foi desse modo que começaram a surgir diferentes tipos de meditação.

Separamos em seguida 3 meditações diferentes ligadas a religiões:

  • Meditações budistas;
  • Meditações taoistas;
  • Meditações judaicas

No Brasil podemos inclusive considerar que as tribos indígenas fazem até hoje rituais com conexão direta com as práticas de meditação.

Com o passar dos anos a ciência começou a se interessar cada vez mais nos maravilhosos benefícios oferecidos pelos diferentes tipos de meditações.

Começaram a estudar quais eram as atividades que os meditadores realizavam em busca de compreender seu funcionamento e justificar seus benefícios.

Foi assim que surgiu a meditação chamada de mindfulness, uma das meditações mais populares hoje em dia, sendo muito recomendada por profissionais de saúde para o controle da ansiedade e promoção do bem-estar.

O mindfulness conta com vários estudos científicos e é uma meditação muito escolhida justamente por ser fácil de realizar e não ter vinculo com algum tipo de religião.

O que esperar de uma meditação

Independente de qual é a origem das práticas meditativas, elas costumam ter alguns aspectos em comum:

  • Ter diversos benefícios;
  • Os estados de concentração;
  • Algum tipo de atitude emocional;
  • Muitas vezes repetições de frases em pensamento ou em voz alta.

O que é Meditação – Conclusão

Como você pode ver nesta matéria, a meditação é uma atividade, a ação de meditar por isso, meditação, de modo geral, toda meditação é o exercício de alguma ação com o seu corpo e mente em busca de determinado propósito.

Descobriu também que existem mais de 200 tipos diferentes de meditação e que eles podem ter ligação com alguma religião ou não, como é o caso do mindfulness

Pode conhecer um pouco da história da meditação e conferir um pouco do que você pode esperar das práticas meditativas.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário