fbpx

O que é Mindfulness

Por Equipe HPVB em

o que é mindfulness

Muitas pessoas já ouviram falar sobre meditação, entretanto, a partir dos anos 90, um tal de mindfulness foi se tornando cada vez mais popular, por isso, hoje em dia a dúvida sobre o que é mindfulness de fato é muito comum.

Sendo assim, chegou a hora de você entender de vez o que é o mindfulness.

o que é mindfulness

O que é Mindfulness?

O Mindfulness passou a fazer parte da medicina comportamental logo após os programas de redução de estresse de Kabat-Zinn (1982).

Então, logo no início da década de 90, o Mindfulness despertou o interesse de clínicos fora da área da medicina comportamental, expandindo-se cada vez mais pelo mundo.

Atualmente o mindfulness também é conhecido no Brasil por “Atenção Plena” sendo reconhecido como uma forma de meditação que não é presa a nenhuma religião específica e que possui diversas comprovações científicas.

Se você não sabe o que é meditação recomendamos nossa matéria: O que é meditação

Kabat-Zinn é uma das principais referências mundiais no que diz respeito ao mindfulness, por isso separamos em seguida a definição do que é mindfulness segundo ele.


O que é mindfulness – Definição Kabat-Zinn

De acordo com Kabat-Zinn, professor Fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena na Escola Médica da Universidade de Massachusetts, podemos definir Mindfulness como: 


Uma forma específica de atenção plena – concentração no momento atual, intencional, e sem julgamento.


Concentrar-se no momento atual significa estar em contato com o presente e não estar envolvido com lembranças do passado, bem como pensamentos sobre o futuro.


Mindfulness e o Piloto Automático

Considerando que as pessoas funcionam principalmente do modo que Kabat-Zinn chama de piloto automático, a intenção da prática de mindfulness seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual.

Inegavelmente, uma ideia central na literatura sobre mindfulness é:

Viver sob o comando do piloto automático não permite à pessoa lidar de maneira flexível com os eventos do momento.

Aliás, confiar no piloto automático gera modos rígidos e muito limitados de reagir ao ambiente.

Não é atoa, que o mindfulness oferece uma série de incríveis benefícios.


O que é Mindfulness – Conclusão

Como você pode ver nessa matéria, mindfulness é uma forma de meditação caracterizada por um estado de atenção no momento atual, de modo intencional e sem julgamento.

Além disso, pode entender qual a relação do mindfulness com o que é chamado piloto automático, oferecendo uma forma de maior flexibilidade para lidar com os desafios da vida.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi abordada aqui, basta escrever para gente nos comentários ao fim desta matéria que ficaremos muito felizes em te responder.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário