fbpx

O que é Relevância Perceptiva

Por Equipe HPVB em

O que é Relevância Perceptiva

Nesta matéria você vai descobrir como o conceito da “Relevância Perceptiva” consegue influenciar de diversas formas em nossas vidas, sendo um fator determinante de nosso sucesso.

O que é Relevância Perceptiva

Aliás, sem o controle sobre o fenômeno da relevância perceptiva, acabamos agindo de forma automática e descontrolada, isso acaba nos gerando dificuldade em realizar as mudanças que tanto desejamos.

Sendo assim, se você está aqui é porque chegou o momento de compreender a relevância perceptiva.

Para isso, o primeiro passo é entender o que é percepção.


O que é percepção

Percepção é a sua habilidade de conseguir perceber as coisas acontecendo, ou seja, aquilo que temos consciência.

Você consegue perceber sua respiração neste momento?

Faça o teste, se conseguir é porque está usando sua percepção.

Nós usamos a percepção para perceber as coisas do mundo, fazemos esse uso da percepção através dos nossos sentidos: visão, audição, tato, paladar…

Contudo, a percepção vai além, ela também diz respeito ao sentido que damos as coisas.

As crenças, por exemplo, nada mais são do que a percepção que temos sobre as coisas do mundo, se achamos algo bom ou ruim, bonito ou feio, certo ou errado e por aí vai.

Crenças são simplesmente a percepção que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo ou a respeito de outras pessoas.

Agora que você já sabe o que é percepção, chegou o momento de entender qual é o poder da percepção em nossas vidas.


Relevância perceptiva – O poder da percepção

Caso você não saiba, a percepção é uma das grandes responsáveis pelos efeitos hipnóticos, sim, a percepção é capaz de nos hipnotizar e influenciar nossas emoções e comportamentos.

Se você não sabe o que realmente é a Hipnose e talvez ainda esteja contaminado por filmes de ficção, recomendamos que confira essas duas incríveis matérias:

Qual é o grande poder da percepção?

Simples, tudo que fazemos é uma consequência da nossa percepção, desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir.

Para isso ficar bem claro, veja em seguida 3 exemplos da ação do poder da percepção


3 exemplos para identificar o poder da percepção no comportamento das pessoas.

  1. Uma pessoa que tem a percepção de que a leitura é algo importante para ela, provavelmente terá o hábito de ler. Porém, caso sua percepção seja de que ler livros não é necessário nesse momento de sua vida, seu comportamento será o oposto.
  2. Quem tem a percepção de que o melhor para o país são candidatos de direita, terá o comportamento de votar neles, o mesmo se aplica a uma percepção oposta levando a outro comportamento.
  3. O indivíduo que tem a percepção de que exercícios físicos são fundamentais em sua vida, terá o comportamento de fazê-los.

Entretanto, você poderia muito bem questionar estes exemplos: Nem sempre é assim.

De fato nem sempre é assim, muitas vezes a pessoa tem a percepção de que deseja algo, porém, não faz. Isso é algo muito comum inclusive.

Pois, saiba que isso ocorre justamente por conta do fenômeno da relevância perceptiva.

Veja qual a sua importância em seguida.


Importância da Relevância Perceptiva

O que é Relevância Perceptiva

O fenômeno da relevância perceptiva muitas vezes é justamente o responsável por nos impedir ou ajudar a conquistar as mudanças que tanto desejamos.

Nos dois exemplos abaixo a relevância perceptiva está em ação, sendo este o motivo de Maria e João não conseguirem realizar o que verdadeiramente gostariam.


1. Maria tem a percepção de que está na hora de emagrecer, afinal, está acima do peso e deseja uma estética que eleve sua auto-estima. Ela sabe que para alcançar seu objetivo será necessário realizar exercícios e mudar sua alimentação, ambos comportamentos que ela não tem.

Porque? Por conta da relevância perceptiva, continue lendo e você vai entender.


2. A percepção de João é de que ele quer muito prosperar em seus negócios, ele sabe que terá que se dedicar, porém, seu comportamento não é esse.

Repare que ambas as percepções aparentemente deveriam gerar os comportamentos desejados, porém, isso não acontece.

Você vai entender o motivo agora.


O que é Relevância Perceptiva

Para você entender porque Maria e João tiveram seus planos fracassados por conta da relevância perceptiva, chegou o momento de você entender de fato o que ela é.

Veja em seguida o que é relevância perceptiva:

Relevância Perceptiva é o fenômeno responsável por determinar os comportamentos dos indivíduos com base na percepção mais relevante.

Para você entender o conceito da relevância perceptiva na prática e poder utilizá-lo em sua vida, veja em seguida os mesmos exemplos da Maria e do João explicados.


Exemplos de Relevância Perceptiva em ação

Começaremos pelo exemplo da Maria que desejava emagrecer e que nunca tinha sucesso.

Repare na percepção de Maria: Ela tem a percepção de que deseja emagrecer e de que é necessário mudar seus hábitos alimentares, bem como realizar atividades físicas.

Entretanto, quando é hora de realizar os exercícios, desiste e deixa para outro dia, não realizando o comportamento necessário para atingir seu objetivo.

Além disso, Maria sabe que precisa abdicar de seus lanches e pizzas que come em excesso, mas, segue comprando dia após dia.

Isso significa que, apesar de Maria ter a percepção de que é hora de emagrecer, ela tem também outras percepções mais relevantes.

Percepções mais relevantes de Maria: No momento do exercício sua percepção mais relevante é a da preguiça no seu corpo e que ela pode começar os exercícios outro dia.

Essas percepções levam Maria a não realizar os exercícios, afinal, isso faz sentido para ela.

Se realizar o exercício fosse sua percepção mais relevante ela faria, porém, como não é, seu comportamento é moldado pelas outras percepções.

O mesmo vale para alimentação.

Apesar da sua percepção de que precisa mudar seus hábitos alimentares, quando chega o momento da fome, sua percepção mais relevante é que mais vale pedir comida por delivery do que comer algo dentro de sua dieta, por exemplo.

Para ela mudar o comportamento é necessário que mude sua relevância perceptiva.

Sendo assim, a consequência da relevância perceptiva começa a tornar-se mais evidente.


A consequência da relevância perceptiva

Como você pôde ver no exemplo da Maria, por conta de suas percepções mais relevantes, Maria sofre com dificuldades de perder peso.

Sendo assim, lembre do poder da relevância perceptiva:

A percepção mais relevante vence, ou seja, determina o comportamento.

Para ficar ainda mais claro o funcionamento da relevância perceptiva, veja em seguida como ele se aplica no caso de João, que desejava prosperar nos negócios sem sucesso.

A percepção de João: era a do desejo de prosperar seus negócios, entretanto, ele acabava sendo sempre vencido por outras percepções mais relevantes, como assistir sua série no Netflix, arrumar a casa ou dar uma volta com os amigos.

Enquanto existirem percepções mais relevantes, serão elas que vão determinar o comportamento de João.

Agora que você já sabe o que é percepção e por meio dos exemplos vem compreendendo o que é relevância perceptiva em situações do dia a dia, chegou a hora de descobrir como usar isso no seu desenvolvimento.

Sendo assim, veja em seguida como mudar a relevância perceptiva a seu favor.


Como mudar a Relevância Perceptiva a seu favor

O que é Relevância Perceptiva

Você já reparou como em uma eleição todos os candidatos estão em busca de definir a sua percepção sobre eles?

Afinal, se sua percepção sobre determinado candidato for de que ele é a escolha certa, seu comportamento será de votar nele para o cargo.

Eles utilizam de diversas estratégias para isso, mas, de modo geral o que eles fazem é utilizar a comunicação para alterar sua percepção, consequentemente determinando seu comportamento (votar neles).

Inclusive esse processo é nada mais, nada menos que Hipnose, afinal, Hipnose é a utilização da comunicação para gerar mudanças de percepção e comportamento.

Sendo assim, o que muda a relevância perceptiva das pessoas é o uso da Hipnose.

Agora, se você deseja alcançar seus objetivos, é interessante que saiba hipnotizar a si mesmo para ter o comportamento que vai te levar a alcançar o sucesso que você deseja.

Sabendo fazer a Auto-Hipnose você vai aprender a controlar as suas percepções, desta forma pode criar a percepção mais relevante que vai moldar seu comportamento.

O que não faltam são benefícios da Auto-Hipnose, talvez por isso que ela está cada vez mais popular.


O que é relevância perceptiva – Conclusão

Nesta matéria você descobriu o que é percepção, qual o poder da percepção, o que é a relevância perceptiva e quais os impactos que ela tem nossas vidas.

Além disso, vimos como mudar a relevância perceptiva e usá-la ao nosso favor, no caso, usando a Hipnose.

Para complementar seu conhecimento recomendamos que leia nossa matéria: o que é Hipnose na atualidade.

Agora, se você deseja aprender a usar a Hipnose em sua vida, nada melhor do que ser guiado passo a passo em nosso Manual de Auto-Hipnose para Viver Bem.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário