O que é segurança – Conheças os 5 Tipos Diferentes

Por Equipe HPVB em

O que é segurança - Conheças os diferentes tipos

Nesta matéria você vai conferir o que é segurança e o que os diferentes tipos de segurança significam.

Afinal, caso você não saiba, segurança é algo que grande parte das pessoas busca para suas vidas, tendo grandes vantagens em tê-la.

O que é segurança - Conheças os diferentes tipos

O que é segurança?

Segurança é uma palavra originária do latim, língua na qual se referia ao sentido de “sem preocupações”.

No século XIII surgiu a definição de segurança como: “Um mal a evitar”, trazendo então as seguintes compreensões para essa expressão:

  • Ausência de risco;
  • Previsibilidade;
  • Certeza sobre o futuro.

Com base nessas definições do século XIII podemos notar como o significado do que é segurança se manteve até os dias de hoje.

Entretanto, ao analisar às três expressões acima é possível notar como elas se referem a 2 coisas:

Uma “experiência” ou um “sentimento” que pode ser vivido por uma ou mais pessoas.

Para deixar isso bem claro verifique os 2 exemplos abaixo:

  • João fez uma viagem segura até seu destino na Flórida.

Neste exemplo o sentido de segurança, no caso “seguro” se refere a experiência da viagem de João, que ocorreu com ausência de risco.

  • Mariana disse a sua mãe antes da prova: Estou muito segura que vou passar nesta avaliação da faculdade.

O outro sentido fica evidente neste exemplo de Mariana, onde o sentido de segurança se refere a um sentimento/emoção.

Neste caso, o sentimento de segurança se refere ao sentimento de certeza sobre o futuro ou até mesmo ao sentimento de previsibilidade.

Sendo assim, basta juntar os dois entendimentos de segurança como: “Experiência” ou “Sentimento” para termos uma definição precisa de seu significado.


O que é segurança – Definição

Chegou a hora de você saber o que é segurança de modo completo e atual.

Juntando tudo que você viu até agora, segue a definição:

Segurança é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco, previsibilidade ou certeza sobre o futuro.


Então, quando alguém disser que está seguro, você já sabe a que se refere:

O seu sentimento de previsibilidade e certeza a respeito de algo, ou, a sua experiência ausente de risco neste momento.

Como você ainda vai ver nessa mesma matéria, o significado de segurança foi empregado em diversas áreas e gerou nomenclaturas compostas como:

  • Segurança Alimentar;
  • Segurança Financeira;
  • Segurança do Trabalho;
  • Segurança Patrimonial.
  • Segurança Pessoal e Familiar;

Considerando essas aplicações variadas para o sentido de segurança, você pode já pode imaginar que terão sentidos semelhantes.

Vamos falar sobre cada uma dessas formas de segurança agora.


O que é segurança alimentar

A alimentação é uma das necessidades fisiológicas básicas para que exista vida, como foi mencionado no (4°) Episódio do Projeto Maslow.

O termo segurança alimentar começou a ser usado durante a Primeira Guerra Mundial na Europa.

Afinal, em um momento difícil de guerra, foi constatado que um país poderia controlar o outro dominando seu fornecimento de alimentos.

Além disso, havia vários perigos envolvendo a alimentação como:

  • Perigos Biológicos (bactérias, fungos, vírus)
  • Perigos Físicos (pedaços de metal, borracha, cacos de vidro, etc.)
  • Perigos Químicos (químicos tóxicos, metais pesados, lubrificantes, etc.)

Por conta desses riscos foi constatado que a soberania de um país dependia de sua capacidade de autossuprimento de alimentos.

Foi justamente assim, que surgiu a ideia dos alimentos adequados para o consumo, ou seja, os alimentos seguros.

Sendo assim, juntando com a definição de segurança que já trouxemos anteriormente, alimentos seguros são:

  • Alimentos que oferecem uma experiência de alimentação ausente de riscos, oferecendo o sentimento de segurança quanto a previsibilidade ou o futuro de seus efeitos durante e após a ingestão.

Muito bem, agora que você já sabe como surgiu o termo segurança alimentar, bem como, o que são os alimentos seguros, veja a definição de segurança alimentar:


O que é segurança alimentar – definição

Segurança alimentar é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco sobre a alimentação, bem como a previsibilidade ou certeza sobre seus efeitos futuros.


Para garantir essa segurança alimentar, bem como, previsibilidade de seus efeitos muito foi feito desde o surgimento do termo.

Normas de produção, de transporte e sobre os cuidados com o armazenamento de alimentos são exemplos disso.


O que é segurança financeira

Finanças é o gerenciamento de dinheiro, seja este dinheiro seu salário ou até mesmo a movimentação do dinheiro de grandes corporações públicas, ou privadas.

Segurança financeira é um dos objetos de estudo da educação financeira, área que estuda como os indivíduos podem lidar com o dinheiro de modo mais consciente e inteligente.

Como já sabemos, segurança é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco, previsibilidade e certeza sobre o futuro.

No universo das finanças isso significa ter uma experiência com dinheiro com a maior ausência de riscos possíveis, bem como, que ofereça um sentimento de previsibilidade e certeza sobre o futuro do seu dinheiro.

Isso porque o dinheiro é muito importante como forma de troca para diversas necessidades do ser humano, como para adquirir alimentos, água, teto, suprimento de suas necessidades de saúde, etc.

Quem fala bastante sobre segurança financeira são as instituições de investimento, que são os lugres onde você pode deixar seu dinheiro com maior ou menor risco a depender da forma de investimento.

É justamente que sai dai a ideia de um investimento seguro ou não.

De modo geral segurança financeira diz respeito a capacidade de ter o dinheiro necessário para sua vida quando você precisar dele.

Uma vez deixado tudo isso claro, já temos o necessário para definição do que é segurança financeira, vamos lá?


O que é segurança financeira – Definição

Segurança financeira é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco das suas finanças, bem como, previsibilidade ou certeza sobre o futuro das mesmas.


Existem muitas formas de aumentar a segurança financeira em sua vida.

Como falamos anteriormente, segurança financeira é objeto de estudo da educação financeira, área essa que traz diversas soluções para suas finanças.

Entre elas a utilização de investimentos, poupanças, formas de economizar, ganhar dinheiro extra e muitas outras.


O que é segurança do trabalho

A segurança no trabalho é uma ciência que tem como objetivo promover a proteção dos trabalhadores nos seus locais de trabalho.

Para promover essa proteção é tomado diversos cuidados para evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A segurança do trabalho teve seu início durante o governo de Getúlio Vargas em 1944 por meio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Mas afinal, o que é a segurança do trabalho?

Como falamos acima, segurança do trabalho é uma ciência que estuda como oferecer segurança no trabalho para todos os trabalhadores

Sendo assim, juntando tudo que falamos sobre a segurança do trabalho até aqui, somado a definição de segurança que estamos utilizando, segue a definição para o que é segurança do trabalho.


O que é segurança do trabalho – Definição

Segurança do trabalho é uma ciência que estuda como oferecer uma experiência de ausência de risco no trabalho, bem como, o sentimento de previsibilidade ou certeza sobre o futuro do trabalhador.


Assim como na segurança alimentar e na segurança financeira, muito foi feito para garantir a segurança dos trabalhadores.

Exemplos disso é o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), o cuidado com a exposição imprudente a riscos, noções de ergonomia e etc.

Vale lembrar que a segurança no trabalho também inclui cuidados com a saúde psicológica dos funcionários, evitando formas de discriminação ou estresse excessivo, ao invés disso oferecendo ambientes de trabalho saudáveis.


O que é segurança patrimonial

A segurança patrimonial é prestada por diversas empresas, com o objetivo de proteger os patrimônios públicos ou privados.

O objetivo da segurança patrimonial é reduzir as possíveis perdas dos patrimônios por roubo ou mesmo deterioração por algum tipo de vandalismo.

Patrimônios são os bens de uma pessoa ou organização, podendo estes serem herdados ou adquiridos.

Existem diversas formas que as pessoas e empresas utilizam para proteger seus patrimônios, se você quer saber mais sobre elas continue lendo esta matéria.

Antes de falar sobre essas formas de proteção, vamos definir segurança patrimonial, afinal, uma vez que sabemos o que é patrimônio, segurança e a função da segurança patrimonial, fica fácil de defini-la.


O que é segurança patrimonial – Definição

Segurança patrimonial é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco do patrimônio, bem como, a previsibilidade ou certeza sobre o seu futuro.


Ou seja, quando alguém diz: “Meu carro ficou em segurança neste estacionamento”, ela se refere a experiência de ausência de risco de seu patrimônio.

Por outro lado, a expressão: “Pode deixar, vou viajar em segurança”, diz respeito ao sentimento de previsibilidade ou certeza sobre seu futuro.

Para se obter segurança patrimonial é utilizada de diversas estratégias, normalmente adequadas de acordo com cada tipo de patrimônio.

Alguns exemplos disso são a utilização de alarmes nos carros e casas, muros, bem como, a contratação de serviços de vigilantes que fazem uma ronda periódica, tudo isso com o objetivo de evitar roubos.

Lembrando inclusive que a segurança patrimonial abrange inclusive a segurança cibernética, também chamada de segurança digital, ela é responsável por cuidar de seu patrimônio digital.


O que é segurança pessoal e familiar

A diferença entre a segurança pessoal e a segurança patrimonial é que enquanto uma tem como objetivo proteger seu patrimônio, a outra tem como função fazer ações preventivas, visando assegurar a integridade física, mental e moral das pessoas.

Além disso, a diferença entre segurança pessoal e familiar é uma focar em um indivíduo enquanto a outra realiza a segurança de toda uma família.

Vale considerar que existem diversos riscos a segurança das pessoas, apesar de o estado ter como dever impedir que crimes sejam realizados em nossa sociedade, na prática eles acontecem.

Diversas pessoas são assaltadas diariamente, passando assim por experiências que podem abalar tanto a sua integridade física como mental.

Isso sem falar em todos os outros crimes que as pessoas podem enfrentar ao longo de toda sua vida, agressões, abusos, sequestros, coisas preferimos nem pensar, mas que infelizmente, sabemos que podem ocorrer.

Existem diversos serviços e estratégias que são utilizados para evitar todos esses problemas, vamos mostrar alguns, mas, primeiro veja a definição de segurança pessoal e familiar.


O que é segurança pessoal e familiar – Definição

Segurança pessoal e familiar é a experiência e/ou sentimento de ausência de risco a sua pessoa, ou sua família, bem como o sentimento de previsibilidade ou certeza sobre o futuro.


Para ficar evidente como essa definição está aplicada veja os exemplos:

  • Marcelo diz a seu pai: “Pode ficar tranquilo Sr. Antônio, organizei tudo e nossa segurança familiar está garantida.”

Neste exemplo Marcelo utiliza a expressão segurança familiar revelando seu sentimento de previsibilidade e certeza sobre o futuro sem riscos de sua família.

  • Marina conta para sua tia como foi sua visita ao safári: “Apesar de os animais estarem soltos, minha segurança pessoal estava garantida dentro de um carro fortificado tia Lurdes.”

Como você pode constatar no exemplo de Marina a expressão segurança pessoal tinha um viés de experiência, relatando como sua experiência no safári foi ausente de riscos.

As pessoas utilizam de diversas estratégias e serviços para aumentarem a segurança pessoal e familiar em suas vidas.

A segurança pessoal e familiar tem como objetivo como você viu, proteger a integridade física, psicológica e moral das pessoas, sendo assim, esse tipo de segurança é muito importante e facilmente atingido.

Afinal, a segurança pessoal e familiar pode ser atingida por uma segurança alimentar ruim que coloca em risco sua integridade física, pode ser atingida pela falta de segurança no trabalho, podendo gerar danos graves a saúde física e psicológica.

Enfim, todas as formas de segurança tem o potencial de atingir a sua pessoa ou sua família, sendo assim, diversos serviços como seguranças particulares, aulas de autodefesa, estratégias de comportamentos eficazes são muito utilizados.

É claro, cada estratégia adequada para cada contexto, pessoa ou família.


O que é segurança – Conclusão

Como você pode ver ao longo dessa matéria, segurança é uma experiência vivida de modo ausente de riscos, ou o sentimento de ausência de riscos, previsibilidade e certeza sobre o futuro.

Também pôde conhecer como a segurança é entendida e utilizada por diversas áreas: na sua alimentação, no trabalho, com as finanças, patrimônio, na sua vida pessoal e familiar.

Além disso, viu como todas essas áreas oferecem diferentes formas para que seja possível ampliar nossa segurança.

Esperamos que tenha gostado desta matéria e que por meio dela utilize esse conhecimento para melhorar sua vida de alguma forma.

Caso tenha qualquer dúvida sobre alguma parte ou quer que nós abordemos algum assunto, deixe aqui seu comentário.

Além disso, aproveite para seguir nosso canal no Youtube, lá damos dicas valiosas de nossa área para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário