fbpx

O que são crenças

Por Equipe HPVB em

O que são crenças

As crenças têm uma importância muito grande no comportamento das pessoas, sejam nos hábitos ou emoções, sendo assim, nesta matéria você vai descobrir o que são crenças e seus efeitos.

O que são crenças

De onde vem as crenças

Quando se fala no que são crenças, muitas pessoas logo pensam em religião, entretanto, crenças religiosas são apenas as crenças que foram desenvolvidas sobre a influência de alguma religião.

As crenças podem surgir sobre influências diversas como:

  • Influencias familiares;
  • Influencia dos amigos;
  • Sob influência da escola;
  • Influências do meio científico;
  • Influenciadas pelas culturas locais;

Estes são apenas alguns exemplos de onde as crenças das pessoas podem surgir, mas, agora que você já sabe disso poderá se perguntar: o que são as crenças afinal?


O que são crenças

Como de costume, crença também uma palavra originada do latim, tendo “credĕre” (acreditar) como palavra de referência em seu surgimento.

De fato, se formos ao entendimento mais atual do que são crenças vamos nos deparar no entendimento que as crenças são tudo aquilo que acreditamos.

Definição de crença:

Crença é o que você acredita.

As crenças, podem ou não serem baseadas em evidências científicas, ou seja, as pessoas podem acreditar no que quiserem independente de terem algum tipo de comprovação, entretanto, normalmente as crenças surgem por meio de experiências vividas que influenciam o surgimento daquilo que acreditamos.

Exemplo de uma crença surgindo de uma experiência vivida:

João foi apresentar um trabalho de escola e ficou com muito medo e vergonha sentindo-se ansioso. Desde então João tem a crença de que não é bom de se apresentar, ou seja, acredita que ficará nervoso ao fazer uma apresentação.

Como você pode constatar a partir deste exemplo, a crença de João surgiu sob influência da experiência que ele viveu.

O grande problema no que diz respeito as crenças são seus efeitos nas pessoas, os efeitos das crenças podem ser negativos ou positivos de acordo com o conteúdo da crença, é dessa ideia que surgem as crenças limitantes ou crenças fortalecedoras, por exemplo.

Crenças limitantes atrapalham o desenvolvimento saudável das pessoas, não é atoa que grande parte dos casos que atendemos em todo Brasil com nossa metodologia única de terapia com Hipnose tem o objetivo de mudar essas crenças.

Para ver depoimentos e saber mais acesse: Hipnose para Viver Bem Online


O que são as crenças mais populares

O que são crenças

Como você vai poder constatar ainda nesta matéria, as pessoas formam suas crenças em 3 grandes áreas da vida.

Veja em seguida quais são elas:

  • Crenças sobre o mundo;
  • Crenças sobre si mesmo;
  • Crenças sobre outras pessoas;

Dentro de cada uma dessas áreas são possíveis formar crenças que vão te ajudar a viver bem, ou atrapalhar sua vida gerando hábitos negativos e sentimentos como ansiedade, medos, frustrações, etc.

Para você compreender corretamente o que cada uma dessas áreas significa falaremos delas a seguir.


O que são as crenças sobre o mundo

As crenças sobre o mundo são tudo aquilo que você acredita sobre o mundo, as coisas que você valoriza, bem como as regras que cria sobre o funcionamento dele.

Alguns exemplos de crenças sobre o mundo são:

  • Dias frios são ruins;
  • O planeta é redondo;
  • Quando tem nuvens vai chover;
  • As florestas são muito importantes;
  • O mundo é cheio de oportunidades;
  • O mundo está cada vez mais poluído;

Repare que as crenças são aquilo que as pessoas acreditam, suas opiniões, que não necessariamente serão sempre verdadeiras, afinal, basta analisar as evidências que verá que nem sempre que tem nuvens chove, bem como, nem todas as pessoas acham os dias frios ruins.

Crenças sobre o mundo podem influenciar a maneira como nos relacionamos com ele, podendo atrapalhar nosso relacionamento ou ajudar nossa vida, tudo isso vai depender da crença do indivíduo.


O que são crenças sobre si mesmo

O que são crenças

As crenças sobre si mesmo dizem respeito a tudo que você acredita sobre você.

Uma boa forma de descobrir as crenças que você tem sobre si, é por meio de um auto-apresentação, imagine que você vai falar sobre quem é você para alguém, obviamente sem mentir, falando apenas o que acredita.

Neste caso, tudo que disser serão crenças sobre si mesmo.

Alguns exemplos de crenças sobre si mesmo são:

  • Eu sou inteligente;
  • Sou uma pessoa preguiçosa;
  • Tenho muito medo de falar em público;
  • Gosto muito de cozinhar para meus amigos;

Assim como nas crenças sobre o mundo, as crenças sobre si mesmo também podem influenciar e muito na sua vida.

Se as crenças forem limitantes, é muito provável que você fique preso em situações negativas, como frustrações, sentimentos de ansiedade excessiva, medos e dificuldades de usufruir e aproveitar de todo seu potencial.

Se este for seu caso, recomendamos fortemente que procure um tratamento, se puder, busque pela Hipnose, afinal, a Hipnose é uma das formas mais eficientes de superar as crenças limitantes.


O que são crenças sobre outras pessoas

As crenças sobre outras pessoas são tudo aquilo que você acredita a respeito das outras pessoas, sejam elas seus familiares, colegas de profissão, amigos, clientes, etc.

É muito importante saber que aquilo que você acredita sobre as outras pessoas têm um grande potencial de influenciar as suas relações com as pessoas, podendo ser determinantes no sucesso da sua vida pessoal e profissional.

Alguns exemplos de crenças sobre outras pessoas são:

  • Meus professores são excelentes;
  • As pessoas não valorizam meu trabalho;
  • Minha chefe não podia me tratar assim;
  • Meu marido não valoriza a minha dedicação;

Se você enfrenta problemas de relacionamento seja na vida pessoal ou profissional, é bem possível que você sofra com crenças limitantes, sendo assim, busque um tratamento assim que possível, você vai se agradecer por isso.


O que são crenças – Conclusão

Como você pode ver nesta matéria, crenças são aquilo que você acredita, sendo essas crenças oriundas das influências que temos ao longo da vida, sejam por experiências religiosas, familiares, educacionais, etc.

Descobriu também que formamos nossas crenças em 3 grandes áreas da vida: as crenças sobre o mundo, sobre si mesmo e também as crenças que formamos sobre as outras pessoas.

Esperamos que por meio deste conhecimento você possa reconhecer mais sobre as suas próprias crenças, lembrando que se você possui alguma crença limitante é importante buscar tratamento.

Caso você tenha alguma dúvida que não foi abordada aqui, basta escrever para gente nos comentários ao fim desta matéria que ficaremos muito felizes em te responder.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário