fbpx

O que são medos?

Por Equipe HPVB em

o que são medos

O que são medos? Bem, o medo é uma emoção natural e necessária para a sobrevivência humana, afinal, ele tem a função de nos proteger de situações que representam um real perigo.

Se não fosse pelo medo, as pessoas poderiam se expor a riscos reais e desnecessários, é por isso que existem duas categorias diferentes de medo.

Veja em seguida quais elas são e como funcionam.

o que são medos

Apresentamos a você os medos racionais e os irracionais.

O que são medos racionais

O medo racional é aquele que você sente ao enfrentar uma situação onde você corre um real risco de afetar sua vida de forma negativa.

Exemplo:

Imagine que você está perdido em uma trilha, e começa a sentir muita fome, então, encontra uma fruta que você não conhece e não sabe se é comestível.

Mesmo estando com fome, você não comerá a fruta, pois, sabe que ela pode ser venenosa e o medo de passar mal vai acabar te impedindo.

Esse medo é ótimo, ele é racional, faz sentido lógico e pode ter salvo a sua vida.


O que são medos irracionais

O medo irracional é o contrário do racional, ou seja, é aquele que você sente ao enfrentar uma situação onde você não corre um real risco de afetar sua vida negativamente.

Para ficar claro, seguiremos com um exemplo semelhante ao anterior mudando apenas alguns detalhes.

Vamos ao exemplo:

Você e um grupo de escoteiros estão perdidos em uma trilha na selva, já fazem alguns dias e estão todos sem comida.

Eis que de repente, encontram uma árvore com essa fruta aqui:

Você sabe que fruta é essa?

Os escoteiros sabiam, conhecida como “fruta-do-conde”, ela poderia salvar a tua vida, afinal, você não se sabe quanto tempo levaria para chegar o resgate.

Apesar de todos os escoteiros comerem, como você não conhece, fica com medo de experimentar.

Sabendo que precisa comer para sobreviver você tenta, mas, o medo é tão grande que você fica pálido, nervoso, enjoado e acaba sem conseguir engolir.

Uma vez que era o único alimento disponível, você corre um sério risco de vida, tudo isso, por conta de um medo irracional.

Um medo sem fundamento lógico, afinal, é um alimento saudável, que, gostoso ou não, poderia salvar a sua vida nessa situação.


É importante superar os medos irracionais

Como você pode ver, medos irracionais podem até mesmo colocar uma pessoa em risco, afinal, esta perde sua capacidade de agir com razão, tornando-se refém de sua emoção.

Alguns medos irracionais são o medo de falar em público, medo de dirigir mesmo sendo habilitado, medo de voar de avião como passageiro e o medo de tomar uma injeção.

Felizmente todos estes medos podem ser superados de forma rápida e segura quando usamos a Hipnose.

Leia aqui: Como perder o medo com Hipnose


O que são medos – Conclusão

Como você pode ver nessa matéria os medos são uma emoção natural que podem nos proteger ou atrapalhar nossa vida, isso vai depender se eles são racionais ou irracionais.

Além disso, você viu que dos irracionais podem ser superados pelo bem de quem está preso a eles, sendo a Hipnose uma forma segura e eficiente de fazer isso.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Fique a vontade para seguir nosso canal do YouTube onde disponibilizamos gratuitamente áudios de Hipnose Guiada para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário