Quais são os Riscos da Segurança Pessoal e Familiar

Por Equipe HPVB em

Quais são os Riscos da Segurança Pessoal e Familiar

Para conseguir aumentar a sua segurança e de sua família, é necessário conhecer os riscos da segurança pessoal e familiar.

Afinal, caso você não saiba, segurança é a experiência de ausência de risco e/ou sentimento de previsibilidade e certeza sobre o futuro.

Se você quer saber mais sobre o que é segurança e as áreas que ela abrange recomendamos que confira essa matéria:

Quais são os Riscos da Segurança Pessoal e Familiar

Riscos da Segurança Pessoal e Familiar

A segurança pessoal e familiar é responsável por cuidar da integridade física, mental e moral das pessoas.

Logo, integridade física, integridade mental e integridade moral são as áreas fundamentais da segurança pessoal e familiar.

Vale considerar, que a integridade mental muitas vezes é afetada quando ocorrem danos a integridade física e moral, sendo assim, torna-se ainda mais importante pensar na segurança de modo integral.

Para facilitar a análise dos riscos, vamos separá-los nas 3 áreas, vamos lá?


Riscos da segurança pessoal e familiar no quesito de integridade física

Veja em seguida os 5 riscos que você deve considerar ao cuidar da segurança da integridade física na sua vida e de sua família.

  • Alimentação contaminada;
  • Instabilidade financeira;
  • Exposições de risco no trabalho;
  • Roubos ou vandalismo em seu patrimônio físico;
  • Violências por múltiplas causas contra você ou sua família.

Se você estava pensando que segurança familiar se limitava a roubos de residência, sequestros ou algo ligado a criminosos, fique ligado.

Afinal, dependendo de onde você mora, entre outros fatores, é possível que sua segurança pessoal e familiar corra mais riscos em uma alimentação contaminada do que em atos de criminosos.

Estima-se que 600 milhões de pessoas – quase um a cada dez indivíduos no mundo – adoecem após a ingestão de alimentos contaminados e 420 mil morrem a cada ano por conta de alimentação contaminada.

Instabilidade financeira incluem riscos de te deixar sem orçamento para necessidades básicas, como alimentação, hidratação, falta de um teto ou mesmo escassez de recursos para pagar por tratamentos de saúde.

Sendo assim a instabilidade financeira mesmo que indiretamente, pode ser altamente responsável por danos a sua integridade física.

Os riscos no trabalho incluem tanto a chance de acidentes com máquinas como também uma série de problemas físicos decorrentes de problemas posturais em atividades sem controle ergonômico.

Quanto a roubos, vandalismos e violências de modo geral, imaginamos que fique mais evidente o risco a algum tipo de agressão, afinal, você está presente em um ato criminoso podendo ser atingido de inúmeras formas.


Riscos da segurança pessoal e familiar no quesito de integridade mental

Os riscos a integridade mental são muito frequentes, sendo responsáveis por formar diversos transtornos psicológicos.

Veja em seguida quais são os riscos a integridade mental:

  • Bullying;
  • Problemas de saúde;
  • Traumas psicológicos;
  • Dificuldade financeira;
  • Conflitos nos relacionamentos;
  • Crimes cometidos contra sua pessoa, família ou patrimônio;

Como você pode ver, são diversos fatores que podem mexer com seu psicológico e causar uma série de comprometimentos a integridade mental.

Um exemplo disso são assaltos a residência onde o proprietário não se encontrava em casa, portanto, sua integridade física permaneceu intocada.

Entretanto, após o assalto o proprietário ficou traumatizado com o ocorrido, sentia grande ansiedade e não conseguia dormir em sua casa, após alguns dias coloca o imóvel a venda e se muda.

Conflitos nos relacionamentos, dificuldades financeiras e problemas de saúde também são causas frequentes do aumento do estresse a ansiedade, podendo assim afetar a integridade mental.

O bullying ou mesmo diversos momentos traumáticos como a morte de parentes queridos, acidentes de trânsito entre outros fatores também são causas frequentes de uma integridade mental abalada.


Riscos da segurança pessoal e familiar no quesito de integridade moral

Integridade moral corresponde à proteção
pertinente à pessoa ou a família, no que diz respeito à sua honra,
liberdade, recato, imagem e nome.

No Direito, por exemplo, quando um indivíduo é caluniado, humilhado ou insultado, entende-se que sua integridade moral foi afetada.

  • Injúria;
  • Calúnia;
  • Difamação;
  • Quebra de sigilo profissional;
  • Divulgação de imagem não autorizada;

Estes riscos são cada vez mais frequente no mundo digital, onde, por meio de redes sociais, as pessoas muitas vezes são expostas sem consentimento, bem como, sofrem diversas formas desses riscos.

Vale considerar, que todos estes possíveis danos a moral tem potencial de desencadear problemas psicológicos, portanto, colocando também em risco a sua integridade mental e de sua família.


Quais são os Riscos da Segurança Pessoal e Familiar – Conclusão

Nesta matéria você descobriu que os riscos a segurança pessoal e familiar estão presentes nestas 3 áreas muito importantes: Integridade física, integridade mental e integridade moral.

Além disso, pode conferir em detalhes quais são os principais riscos presentes em cada uma dessas áreas.

Considerando que agora você já sabe de tudo isso, significa que já está mais que pronto(a) para descobrir como aumentar a sua segurança pessoal e familiar em cada um delas.

Para isso confira essa matéria super especial:

Esperamos que tenha gostado desta matéria e que por meio dela utilize esse conhecimento a seu favor e de sua família.

Caso tenha qualquer dúvida sobre alguma parte ou quer que nós abordemos algum assunto, deixe aqui seu comentário.

Além disso, aproveite para seguir nosso canal no Youtube, lá damos dicas valiosas de nossa área para contribuir em sua vida.

Um grande abraço e até logo!

|…

0 comentários

Deixe seu comentário