fbpx

5 tratamentos naturais para insônia

Por Equipe HPVB em

5 tratamentos naturais para insônia

Nesta matéria você vai encontrar 5 tratamentos naturais para insônia que são utilizados por muitas pessoas portadoras da dificuldade para dormir.

O sono é uma atividade muito importante do nosso organismo, responsável por diversas funções, por exemplo, a manutenção da saúde física e mental

Se quiser saber mais sobre sua importância recomendamos a nossa matéria completa sobre a importância do sono na qualidade de vida

Veja em seguida os 5 tratamentos naturais para insônia.

7 tratamentos naturais para insônia

Os tratamentos naturais para insônia

O que você verá em seguida, são diversas formas escolhidas pelas pessoas como alternativas naturais para tratar a insônia.

Vale considerar que algumas dessas formas atuam de forma a eliminar as causas enquanto outras são estratégias para minimizar os sintomas.

Ou seja, enquanto umas te ajudam a dormir, outras fazem isso buscando eliminar os motivos que te tiram o sono.

Vamos lá?


1° Tratamento natural para insônia: Exercícios físicos

Lembre que exercícios físicos e atividades físicas são coisas diferentes, aqui estamos nos referindo a exercícios físicos.

Se você não sabe a diferença recomendamos a leitura:

Fazer exercícios físicos libera hormônios como a endorfina, que é capaz de te ajudar a relaxar, além disso, os exercícios melhoram sua respiração e saúde do corpo de modo geral.

Todos estes fatores são excelentes para mudar seu estilo de vida e passar a ter excelentes noites de sono.

Entretanto, lembre que exercícios físicos também liberam adrenalina, que pode gerar um estado de alerta e energia.

Sendo assim, para usar o exercício como tratamento natural para insônia, o indicado é realizá-lo com ao menos 4 horas de distância da hora de dormir.


2° Tratamento natural para insônia: Cuide da sua saúde mental

Esta é uma excelente forma de eliminar as causas da insônia, afinal, muitas das vezes a insônia é um sintoma da ansiedade, bem como estresse excessivo.

Sendo assim, cuidar da mente vai te ajudar a obter um estado emocional favorável ao sono e portanto livre da insônia.

Explicamos melhor a relação da mente com o sono no 3° episódio do Projeto Maslow, onde damos ótimas dicas para te ajudar a dormir bem, vale conferir:

Realizar meditação, auto-hipnose ou mesmo ter o apoio de um bom terapeuta vai te ajudar muito a lidar com seus pensamentos e emoções, melhorando seu sono, bem como sua vida de modo geral.


3° Tratamento natural para insônia: Aposte no uso de chás relaxantes

Essa é uma dica simples e utilizada a milhares de anos com resultados comprovados.

Se você tem dificuldade para dormir e nunca experimentou um chá relaxante e próprio para induzir ao sono, vale experimentar.

Algumas recomendações de chás para dormir são:

  1. Camomila. Este é um dos mais populares;
  2. Chá de valeriana;
  3. Flor-de-maracujá;
  4. Chá de erva-cidreira;
  5. Erva-de-são-joão.

O ideal é consumir estes chás entre 30 e 60 minutos antes dormir, assim você dará o tempo necessário para que eles passem a agir em seu organismo.


4° Tratamento natural para insônia: Reduza as luzes no seu rosto

Quando não tínhamos energia, o sol ia se pondo e o dia escurecendo, hoje o sol se põe, mas sua vida segue muito iluminada.

Seja devido a forte luz do seu celular em direção a seu rosto ou mesmo por conta das lampadas brancas frequentemente utilizadas.

Diversos estudos apontam que esse excesso de luz é responsável por impedir uma boa produção de melatonina em nosso corpo.

Caso você não saiba, melatonina é um hormônio naturalmente produzido em nosso organismo e muito responsável por regular nossos cilos de sono.

Sendo assim fica dica:

Busque reduzir o excesso de luminosidade nas horas que antecedem o seu sono e nem pense em olhar aquela tela brilhante do celular no escuro que além de fazer mal a vista vai atrapalhar a hora de dormir.


5° Tratamento natural para insônia: Remova as substâncias que atrapalham o sono

Você precisa dar atenção aos alimentos e bebidas que consome próximo da hora de dormir, a menos que queira permanecer acordado.

Sim, existem alimentos e bebidas capazes de atrapalhar seu sono e favorecer a sua insônia, por exemplo, os estimulantes.

O café é um exemplo clássico de estimulante, é recomendado não tomar tomá-lo após as 18 horas para não ser prejudicial ao sono.

Alimentos ricos em açúcar como os chocolates também podem ser grandes vilões, afinal, vão gerar uma energia momentânea que você não deseja na hora de deitar e dormir.

Outras substâncias que atrapalham o sono são as bebidas alcoólicas e a nicotina presentes nos cigarros.

Apesar de o álcool poder gerar um relaxamento momentâneo capaz de induzir ao sono, após um tempo ele acelera os batimentos cardíacos e causa efeitos que acabam com a qualidade do seu sono.

Não basta dormir para o sono cumprir sua função, é necessário dormir bem.


Tratamentos naturais para insônia – Conclusão

Como você pôde ver nesta matéria, existem formas naturais para se evitar ou mesmo tratar as causas da sua insônia.

Fazer exercícios, cuidar da saúde mental, tomar chás relaxantes, evitar luzes excessivas ou mesmo a ingestão de substâncias que atrapalham o sono.

Entretanto, é sempre importante o acompanhamento de profissionais experientes da área da saúde.

Então se puder, consulte seu médico, busque um terapeuta para realizar os cuidados com a sua saúde mental e também o acompanhamento de um nutricionista para adequar a sua alimentação.

Esperamos que você tenha gostado da leitura e que por meio dela, utilize este conhecimento a seu favor, caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Além disso, aproveite para seguir nosso canal do Youtube, lá damos dicas valiosas de nossa área para contribuir em sua vida.


0 comentários

Deixe seu comentário