fbpx

Qual a Importância do Sono para a Qualidade de Vida

Por Equipe HPVB em

A importância do sono para a qualidade de vida | Hipnose para Viver Bem

Primeiramente seja muito bem-vindo a nossa matéria sobre qual a importância do sono para a qualidade de vida, vamos lá?

Nesta matéria você será introduzido ao mundo do sono, vai entender como ele funciona, ver seus benefícios bem como a sua importância para vivermos bem.

Além disso, se você tiver interesse, recomendamos este excelente TED sobre a importância do sono disponibilizado em nossa playlist de indicações:


O sono na história

Há muito tempo, aproximadamente 350 antes de Cristo, Aristóteles já reconhecia o sono como uma necessidade vital, entretanto, ele apenas se equivocou ao pensar que o sono era provocado pelo coração e não pelo cérebro.

Aliás, Hipócrates, considerado o pai da medicina já havia observado que estados de tristeza e depressão levavam as pessoas a terem dificuldades para dormir, isso foi até mesmo antes de Aristóteles.

Os estudos sobre o sono demoraram para desenvolver um entendimento maior sobre seu fenômeno, aliás, ainda há muito sendo estudado.

Para você ter uma ideia, apenas no século XX, após o médico alemão Hans Berger inventar o eletroencefalograma, em aproximadamente 1930, que detectaram atividade cerebral durante o sono, descobrindo que o cérebro não se desligava ao dormir, como pensavam até então.


O cérebro não se desliga ao dormir.


Curiosidade: apesar de pouco se saber sobre o sono, 3 séculos antes disso já haviam surgido trajes para dormir, os conhecidos pijamas.

Porém, naquela época apenas pessoas da nobreza tinham acesso aos pijamas, o que não é o caso hoje em dia.

Aprendendo com a história, já se encontra aqui a primeira dica para dormir bem, utilizar roupas confortáveis, afinal, hoje elas já são muito mais acessíveis que naquela época.


Ciclo vigília- sono

Com o passar do tempo os estudos sobre o sono, seu funcionamento, seus distúrbios e outras características do sono foram surgindo.

Agora que você já sabe que durante o sono seu cérebro não dorme, vamos falar um pouco o que acontece nesse fenômeno natural do ser humano que é dormir.

Quando você está acordado durante o dia, realizando suas atividades pleno de consciência, este estado é conhecido como vigília.

Por outro lado, existe outro estado que complementa o estado de vigília conhecido como estado de sono.

Este estado de sono possui padrões de ondas cerebrais diferentes do estado de vigília, além disso, realiza funções muito importantes no organismo.


Qual a importância do sono

Entre estas funções do sono estão:

Recuperação do organismo, regeneração celular e também uma função muito importante, conhecida como processamento de memória.

Mas, o que é o processamento de memória?

O processamento de memória é o momento do seu sono onde seu organismo organiza suas memórias, onde ele consolida as memórias que considera importante e descarta também as informações desnecessárias.

Ele faz isso para que você esteja apto para obter novas informações no dia seguinte.


Vamos fazer um simples exercício aqui para você compreender melhor o processamento de memória: 

Vou escrever algumas palavras e quero que você se lembre delas.

Vamos lá?

  • Muro;
  • Granizo;
  • Peixes;
  • Lareira;
  • Estômago;
  • Palácio;
  • Esquecimento.

Muito bem, feito isso, conte até cinco conforme o texto abaixo e quero que você veja quantas palavras você ainda será capaz de se recordar.


Lembre que não vale consultar as palavras a cima no texto 🙂


Vamos lá!

Quais você ainda se recorda agora?

Se você lembrou todas é porque é realmente bom nisso, não é fácil.

Agora, se você se esqueceu de algumas, saiba que é normal, afinal, é difícil para o nosso cérebro guardar informações excessivas.

Ainda mais informações sem grande importância.

Como as palavras que pedimos, que eram: muro, granizo, peixes, lareira estômago, palácio e esquecimento. 


Esse é o processamento de memória que seu cérebro faz durante o sono.

Ou seja, ele guarda aquilo que é importante e deleta aquilo que não é.

Sendo assim, você segue lembrando seu nome assim como seu idioma, porque ele é útil na sua vida, seu cérebro sabe disso e guarda estas informações.

Dessa forma ele vai guardando aquilo que é realmente relevante e descartando o que considera sem importância.


A importância do sono para a qualidade de vida | Hipnose para Viver Bem

As 4 fases do sono

Foi descoberto que o sono acontece em 4 fases, você vai compreender como elas funcionam e suas características agora.


A primeira fase é a sonolência:

Consideramos essa fase 10% do sono.

Nela a pessoa está iniciando o sono, nesta fase o individuo ainda é facilmente desperto.

Nessa primeira fase ele começa a ter sensações de vagueio e pensamentos incertos, seus músculos das mãos ou pés podem se contrair involuntariamente, alterações na dilatação da pupila entre outras alterações no organismo.

Ainda nessa fase ocorre a renovação das células.


A segunda fase:

Essa fase corresponde a 45% da noite de sono.

É entendido que a pessoa começou a dormir.

Em estudos no eletroencefalograma é notada frequências de ondas cerebrais mais lentas, nesta fase acordar a pessoa falando ou tocando já é mais difícil.

Além disso, nessa fase ocorre boa parte da recuperação da massa muscular e seu desenvolvimento.


Terceira fase:

Esta fase equivale a 25% da sua noite de sono.

Nela o funcionamento do organismo se torna mais lento e a respiração mais leve, ainda nessa fase ocorre a liberação do hormônio GH

O GH “Growth hormone” é o hormônio do crescimento, logo, essa fase é muito importante tanto no crescimento da estrutura óssea bem como da sua musculatura.


A quarta fase:

É chamada da fase do sono profundo, ela equivale a 20% do sono.

Na fase de sono profundo é quando ocorrem nossos sonhos, além disso, é nessa fase onde ocorre a fixação da memória e aprendizado, a etapa de processamento de memória já explicada anteriormente.

Dependendo do teor do sonho, caso seja um pesadelo, por exemplo, podem ocorrer picos de pressão e batimentos cardíacos elevados.


Busque um Sono de Qualidade

É de extrema importância um sono de qualidade, afinal como você viu ele tem diversas funções importantes em nosso organismo.

Além disso, possui muitos benefícios para qualidade de vida do ser humano.

Segundo pesquisa, 73 milhões de brasileiros tem problemas para dormir.

Além disso, sabe-se que a má qualidade do sono pode desencadear crises de ansiedade além de estar associado a casos de depressão.

Sendo assim, é de grande importância compreender melhor como seu organismo responde a suas experiências de vida, para que possa melhorar a qualidade de seu sono.

Ele pode estar ruim por conta de preocupações com sua vida, por exemplo.

Sendo assim, deixo aqui duas recomendações:


A primeira é nosso áudio de Hipnose para dormir.

Ele conta com milhares de reproduções e diversos depoimentos de pessoas que o utilizam diariamente para ajudar a dormir.


A segunda recomendação é o Manual de Auto Hipnose para Viver Bem.

Nele você aprende técnicas de Auto-Hipnose para dormir e também todo o funcionamento da Auto-Hipnose, trazendo os mais diversos benefícios para sua Qualidade de Vida.

Além disso, nos acompanhe no Instagram @hipnoseparaviverbem onde damos dicas valiosas de nossa área para contribuir em sua vida.


2 comentários

Rodrigo · 27 de Novembro, 2020 às 10:22 PM

eu durmo com asmr sussurro

    Equipe HPVB · 30 de Novembro, 2020 às 2:23 PM

    Olá Rodrigo, gratidão pelo comentário, ASMR é uma técnica muito interessante, algumas pessoas dormem facilmente com ela, enquanto outras acham desconfortável, o importante é descobrir sua forma de ter boas noites de sono, grande abraço!

Deixe seu comentário