Como decidir algo + 4 Dicas Práticas para tomar decisões

Por Equipe HPVB em

Como decidir algo - 4 dicas para facilitar tomar decisões | Hipnose para Viver Bem

Este artigo tem origem na apresentação realizada no TEDSalon NY em 2011 sobre como decidir algo e facilitar o processo para tomar decisões.

Sheena Iyengar, psicóloga e economista canadense que realizou a apresentação.

Primeiramente, saiba que todos os dias consciente ou não você realiza diversas escolhas.

Decisões que vão desde pequenas coisas como, por exemplo, escolher seu almoço até grandes ações como trocar de profissão ou de cidade.

Em momentos de transformações, as escolhas se tornam ainda mais importantes. ⁠

São elas que desenham o seu futuro, por isso a importância de ficar bom em tomar decisões. ⁠

⁠Pensando nisso, recomendamos o vídeo em seguida sobre como decidir algo de forma inteligente.

Em resumo, preste atenção nas 4 dicas da Sheena para facilitar este processo de decisão:


Como decidir algo – Você precisa levar isso em conta

As dicas compartilhadas nesta apresentação, valem não apenas na sua vida pessoal, como também são super úteis nos negócios.

Nós podemos sofrer com a sobrecarga de decisões, por isso, mais conhecimento sobre o processo decisório é um investimento inteligente.

Assim, você consegue melhorar sua vida e a de seus clientes.

Baseado em seus estudos, Sheena propõe 4 técnicas testadas em diferentes experimentos de suas pesquisas que podem ser utilizadas no seu dia a dia.


Dicas para decidir algo com mais facilidade

1. Corte: é isso mesmo, o ditado popular é válido, menos é mais, seja seletivo quando for escolher algo e corte as opções, simplifique sua escolha, quanto menos opções, mais fácil para o seu cérebro analisar e escolher a melhor delas.

2. Concretize: Para garantir que seu cérebro entenda realmente a diferença entre as opções de escolha é importante concretiza-las, ou seja, torne real mentalmente cada opção, quais são as consequências de cada uma? Se imagine escolhendo X ou Y, como você se sente com cada escolha?

3. Categorização: Se tiver muitas opções de escolha, separe elas em categorias, uma biblioteca, por exemplo, tem milhares de exemplares, com eles estão dispostos para facilitar a escolha? Isso mesmo, em categorias, o que facilita muito o processo de decisão.


4. Condição de complexidade: Como falamos, diariamente temos que tomar várias decisões, utilize da 4ª técnica para condicionar suas escolhas, começando pelas mais simples e vá aumentando gradualmente, assim, você vai evoluindo, das escolhas mais fáceis para as mais difíceis.

Essas foram as 4 Dicas para decidir algo com mais facilidade, faça bom proveito delas em sua próxima escolha.

Convido para nos acompanhar no Instagram @hipnoseparaviverbem onde damos dicas valiosas para contribuir em sua vida.




0 comentários

Deixe seu comentário