Como vencer a falta de disciplina

Por Equipe HPVB em

Falta de disciplina, descubra como ser mais disciplinado | Hipnose para Viver Bem

Nesta matéria você vai descobrir o que é disciplina, falta de disciplina, qual a diferença entre pessoas disciplinadas e as indisciplinadas, bem como, aprender como vencer a falta de disciplina.

A falta de disciplina impede que muitas pessoas realizem seus desejos e usufruam de seu verdadeiro potencial, isso acontece, pois, grande parte das pessoas não sabem como lidar com os vilões da disciplina.

Fique tranquilo, você vai aprender tudo isso aqui, então que tal começar descobrindo o que é a disciplina e porquê ela é tão essencial?


O que é disciplina


Disciplina é a capacidade de obter maior controle consciente sobre seu organismo.


Por exemplo:

Uma pessoa que decide que vai se exercitar x vezes na semana (decisão consciente, comando) e ela segue as instruções corretamente (organismo eficiente em ação).

Da mesma forma para uma dieta, rotina de estudos, trabalho, disciplina diz respeito a capacidade de controlar a si mesmo para seguir seus próprios comandos.

Falta de disciplina, descubra como ser mais disciplinado | Hipnose para Viver Bem

A falta de disciplina

O grande problema da falta de disciplina, que, por sinal é algo muito enfrentado pelas pessoas, é o resultado que ela gera.

Pessoas com dificuldade de se disciplinar acham difícil seguir aquilo que elas se propõe, logo, para aprender algo novo levam mais tempo, afinal, elas têm dificuldade de colocar seu organismo para treinar.

Para perder peso, tem dificuldade de seguir uma dieta, rotinas de exercício e assim por diante, tudo que envolve comandar sua vida se torna mais difícil.


A Diferença de disciplinados e indisciplinados

A diferença de quem está disciplinado e quem não está é simples.

Em resumo o não disciplinado tem dificuldade de fazer coisas que não oferecem um benefício imediato.

Enquanto o disciplinado consegue comandar seu organismo para realizar atividades que podem gerar algum desconforto no presente em prol de benefícios em seu futuro.

De fato, você consegue imaginar quantas coisas na vida podem ser um pouco desconfortáveis, como trabalhos, exercícios, estudos, mudanças, escolhas…

Mas, percebe quantas vezes precisaremos fazer essas coisas e quantos benefícios elas oferecem quando realizadas?

Dessa forma, para conseguir realizar tudo isso quando necessário, é preciso superar a falta de disciplina.


Como ser mais disciplinado

Uma das formas de você ser uma pessoa com mais disciplina é exercitar a parte do seu cérebro responsável pela tomada de decisões, bem como elevar o controle consciente do seu organismo.

Aliás, saiba que tem meditações para isso.

Além disso, existem as técnicas de auto-hipnose, em nossos atendimentos sempre ensinamos aos nossos clientes essas técnicas.

A outra forma é identificar os motivos pelos quais você não está conseguindo se disciplinar.

Vamos chama-los aqui de vilões da disciplina, pois, podem ser reais inimigos.


Como vencer a falta de disciplina e acabar com os vilões da disciplina

Seja na vida pessoal ou nos negócios, temos objetivos, desejos e os vilões da disciplina podem ser um grande impeditivo.

Descubra não apenas quem são, como também o que fazer para superá-los.


O primeiro vilão da falta de disciplina: A crença limitante

As crenças são aquilo que você verdadeiramente acredita.

Então, são seus pensamentos sobre você mesmo, sobre as outras pessoas e sobre o mundo em si.

Elas são capazes de mexer com a sua fisiologia, produzir emoções, controlar seu comportamento, assim podem ser as responsáveis por você conseguir ou não determinada coisa.

As crenças podem ser boas ou ruins, o problema é quando essas crenças são limitantes e te impedem de realizar algo, ou seja, ser disciplinado.

As crenças limitantes te dizem que você não consegue, assim, criam empecilhos para justificar a própria crença.

  • “Eu não sou bom o suficiente”
  • “Não vou conseguir”
  • “É claro que vou falhar”

Elas criam pensamentos que antes mesmo de você tentar algo, você desiste e não consegue exercer a disciplina.


Então, o que fazer?

Você precisa vencer essas crenças limitantes.

Para isso o ideal é utilizar a comunicação intrapessoal (você com você mesmo).

Assim, questione as crenças e pensamentos, de modo a desarmar as crenças negativas.

Para quebrar as crenças negativas vale utilizar do princípio do ABC de Albert Ellis.

Primeiramente, checar se elas fazem um real sentido, se não são irracionais, generalistas, omissas ou inválidas de alguma forma.

Se não quiser fazer isso sozinho pode procurar um terapeuta, mas, lembre de procurar um bom profissional.

Caso queira nossa recomendação, podes nos seguir lá no Instagram @hipnoseparaviverbem e nos mandar um direct ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (48) 98846-5917


O 2º vilão é uma mentalidade inconsciente desobediente

A sua consciência decide o que você quer, seu inconsciente é quem executa.

Então, um dos segredos para disciplina é aumentar seu controle sobre o inconsciente.

Na prática, como isso funciona?

A maior parte das atividades que você realiza são executadas pela sua mente inconsciente, sendo que a mente consciente apenas deu o comando para execução da tarefa.


Por exemplo:

Você acorda e vai até à sala para tomar seu café da manhã, verifica que seu pão acabou e decide que quer ir comprar 7 pães na padaria ali perto.

Próximo passo, mover pé direito, pé esquerdo, tensionar os músculos corretos, erguer o braço para pegar a chave, caminhar até a padaria…

Percebe que todos esses “passos” normalmente você não precisa nem pensar para fazer.

Você vai até à padaria mexendo em seu celular ou pensando em outra coisa, sua consciência está em qualquer lugar, menos nas funções básicas para executar a tarefa de comprar seu pão.

O problema é quando essa mente consciente não quer realizar as tarefas que você pede, porque elas geram um desconforto maior do que caminhar até a padaria e seu benefício não é tão imediato.

As atividades físicas são um bom exemplo, você decide que está na hora de fazer, então, seu inconsciente que controla seu batimento cardíaco, sua respiração e as funções autônomas de modo geral, ao receber sua decisão de malhar envia para consciência a seguinte mensagem:

“Não quero treinar, estou muito cansado, o tempo está ruim, bom para assistir um filme aqui no sofá inclusive.”


Essa é a famosa mente inconsciente desobediente, que não segue as instruções da consciência.

Pietro Silva

O que fazer?

Como falei anteriormente, existem técnicas de meditação e auto-hipnose que vão auxiliar você a ter maior controle sobre essa mente inconsciente, de modo que ela jogue a seu favor.

O que você precisa fazer 1º é melhorar a comunicação entre sua mente consciente e a inconsciente, para que as instruções sejam bem compreendidas e assim executadas com eficiência.

Depois, é importante aliar as duas para trabalhar bem em conjunto.

Além de melhorar a habilidade de instrução e controle da consciência sobre o inconsciente.

Às vezes, também é indicado contratar um profissional qualificado para te ajudar a vencer esse segundo vilão, afinal, ele tem experiência com casos assim diariamente.


O terceiro vilão da disciplina é a falta de clareza

Sem clareza do que fazer ou falta de consciência sobre os motivos pelos quais realmente desejamos realizar uma ação fica difícil de agir.

Porque seu inconsciente vai realizar uma ação para você, se não tiver clareza de seus benefícios, avaliado se realmente faz sentido para ele e que ele sabe exatamente como agir?

O que fazer?

É necessário de auto conhecimento para conhecer mais sobre seus valores, o que é realmente importante para você assim, com uma boa comunicação intrapessoal vai conseguir negociar melhor consigo mesmo.

Meditação, auto-hipnose e estratégias como alinhamento de níveis neurológicos podem te ajudar a desenvolver esse autoconhecimento.

Além disso, tão importante quanto saber seus motivos para agir é compreender claramente o que deve ser feito, cada passo, de que forma.


Quanto mais motivos claros tivermos para executar uma ação e melhor instruídos para realizá-la, maior a probabilidade de realização.

Pietro Silva

Assim como os outros dois vilões, caso sinta necessidade, procure profissionais especializados que eles são instruídos para facilitar seu autoconhecimento.

Além disso, é interessante entender melhor o conceito de preparação, ou seja, de desenvolver a habilidade de realizar algo, fundamental para ser disciplinado.

Temos uma matéria completa sobre o assunto, você pode acessar aqui.


Venceremos os responsáveis pela falta de disciplina

Será que você identifica algum desses vilões em sua vida?

Pode contar conosco para vencê-los e se tornar uma pessoa mais disciplinada.

Caso tenha dúvida obre alguma parte ou quer nós abordemos algum assunto, deixe aqui seu comentário.

Convido para nos acompanhar no Instagram @hipnoseparaviverbem onde damos dicas valiosas de nossa área para contribuir em sua vida.

Um abraço para os indisciplinados e disciplinados!


0 comentários

Deixe seu comentário