fbpx

O que é insônia – Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Por Equipe HPVB em

O que é insônia - Conheça os 3 tipos

Você sabia que existem 3 tipos de insônia? Nessa matéria você vai descobrir o que é insônia, quais são os tipos, a importância dos tratamentos e como eles são feitos.

O que é insônia - Conheça os 3 tipos

Segundo levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia, além disso, estimativas apontam que ao menos 30 a 40 por cento das pessoas sofrerão de insônia em algum momento da vida.

Parando para pensar sobre isso podemos até mesmo refletir, quem nunca teve dificuldades para dormir não é mesmo?

Mas, será que basta ter uma simples dificuldade de pegar no sono para ser caracterizado como insônia?

Veja em seguida o que é insônia, na prática.


O que é insônia

Insônia é o nome dado a um transtorno do sono, caracterizado pela dificuldade de dormir ou de permanecer dormindo ao longo da noite.

Ou seja, se você deita na cama e fica rolando de um lado para outro sem conseguir dormir, esse pode ser um sinal que você está sofrendo de insônia, bem como, se você é daqueles que não conseguem manter o sono e ficam acordando diversas vezes ao longo da noite.

Estes dois comportamentos dos indivíduos que sofrem de insônia infelizmente os levam a não conseguir realizar a função do sono de maneira correta e aproveitar dessa atividade essencial para os seres humanos.

Se você quer saber porquê o sono é tão essencial, leia nossa matéria: A importância do sono.

Inclusive, aqueles que sofrem de insônia costumam ter sintomas que vão além da dificuldade de dormir e manter o sono, sintomas como cansaço durante o dia, dificuldade de se concentrar e aumento da irritabilidade fazem parte do conjunto de sintomas daqueles que sofrem de insônia.

Existem vários motivos que podem levar alguém a sofrer com a insônia, entretanto, antes de falar sobre elas, é importante você conhecer os 3 tipos de insônia.


Os 3 tipos de insônia

O que é insônia - Conheça os 3 tipos

Agora que você já sabe o que é insônia, vamos te apresentar aos 3 tipos de insônia que as pessoas enfrentam.

Uma vez que: insônia é a dificuldade de dormir e/ou permanecer dormindo ao longo de uma boa noite de sono, os três tipos de insônia falam sobre o intervalo que isso ocorre.

De acordo com o tipo de insônia os tratamentos costumam a variar.

Os 3 tipos de insônia são a insônia Intermitente, Insônia Transiente e Insônia Crônica.

Veja em seguida como cada um destes tipos de insônia funcionam.


1° Tipo de insônia – O que é insônia Intermitente.

Como já dito anteriormente, os sintomas da insônia, independente do tipo, costuma a ser os mesmo, o que vai mudar é a periodicidade que essa insônia se manifesta.

No caso da insônia intermitente, ela surge assim como o nome já diz, ou seja, de modo intermitente.

Neste caso, trata-se de uma insônia esporádica, que se manifesta de tempos em tempos.

Na prática, isso significa que quem sofre com insônia intermitente tem períodos de sono normal, entretanto, de vez em quando tem dificuldades para dormir ou um sono de baixa qualidade.

Vale ressaltar que por esse tipo de insônia ocorrer de maneira esporádica, muitas vezes ela pode ter relação com os acontecimentos da vida do indivíduo, preocupações que surgem eventualmente perturbando o sono.

Para saber lidar com essas preocupações e estar emocionalmente preparado você pode investir em uma terapia, ou até mesmo desenvolver a habilidade da Auto-Hipnose para Dormir.


2° Tipo de insônia – O que é Insônia Transiente

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Em relação a insônia Intermitente, a insônia Transiente já é considerada um pouco mais grave, principalmente devido aos seus sintomas que acabam por se manifestar em maior intensidade.

Isso acontece porque a Insônia Transiente é o transtorno de Insônia que quando se manifesta dura por alguns dias, podendo se manifestar por até 3 semanas seguidas.

Devido à sequência grande de dias com o sono prejudicado essa forma de insônia apresenta de maneira mais intensa os sintomas de cansaço durante o dia, irritabilidade e dificuldade de se concentrar.

Além disso, por conta dos dias seguidos sofrendo com problemas do sono, o individuo que sofre com a Insônia Transiente pode desenvolver crenças limitantes que acabam atrapalhando ainda mais a recuperação para um sono de qualidade.

Muitas vezes pessoas que sofrem com esse tipo de insônia acabam tomando medicações sem indicação médica, o que é um erro, afinal, medicações para dormir podem gerar dependência e outros efeitos colaterais negativos.

Antes de decidir se auto-medicar experimente utilizar outros recursos naturais, como áudios para dormir, chás relaxantes e iniciar uma higiene do sono, por exemplo.


3° Tipo de insônia – O que é insônia Crônica

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

A Insônia Crônica é a mais grave das insônias, gerando sintomas mais severos e podendo estar associada até mesmo ao aumento do risco de morte quando não tratada.

Sim, a privação do sono pode levar a doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, além de colocar aquele que sofre com a insônia em risco ao conduzir veículos, bem como gerar maior propensão a acidentes de trabalho.

A Insônia Crônica não é somente um inconveniente ao tentar dormir, ela é um distúrbio sério do sono que tem como característica a presença da insônia por períodos mais prolongados.

Normalmente é considerado uma insônia crônica quando os problemas com a insônia apresentam-se por mais de 3 vezes na semana ao longo de meses seguidos.

Existem pessoas com insônia crônica que recorrem à medicação, entretanto, isso só deve ser realizado quando todas as alternativas não farmacológicas já foram aplicadas primeiro.

Afinal, no fundo, precisamos ir à causa do problema porque a insônia por si só é um sintoma de que algo vai errado, desse modo, ao tratarmos as causas podemos colocar um fim a insônia.


Quais são as causas da insônia

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Existem uma série de possíveis motivos que levam uma pessoa a sofrer com a insônia.

De acordo com o tipo de insônia algumas causas se tornam mais suspeitas, como é o caso da Insônia Intermitente que atinge os estudantes nos dias que antecedem as provas ou ao final do semestre por conta da ansiedade e estresse.

Desse modo ao saber das causas já é possível dar início a um tratamento específico e efetivo.

Entretanto, para você poder conhecer mais das causas da insônia e quem sabe identificar o que prejudica o seu sono, nós separamos uma lista de possíveis causas para você analisar.

Causas frequentes de insônia:

  • Estresse excessivo;
  • Uso de medicações;
  • Crises de Ansiedade;
  • Alterações hormonais;
  • Maus hábitos de sono;
  • Transtornos Depressivos;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Drogas e bebidas estimulantes;
  • Condições médicas como: câncer, dor crônica, artrite, insuficiência cardíaca, etc.

Ao analisar todas essas causas, fica evidente que é necessária uma atenção aos diversos fatores que levam o individuo a sofrer com a insônia, afinal, como existem muitas causas, logo, temos muitas pessoas sofrendo com insônia, exatamente como dissemos no incio desta matéria.

Felizmente, uma vez que sabemos os motivos da insônia, podemos tratar essas causas e permitir que possamos voltar a usufruir dos mais de 12 benefícios que uma boa noite de sono tem a nos oferecer.


Quais são os tratamentos para Insônia

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Agora que você já sabe o que é insônia, quais os tipos de insônia e as possíveis causas da insônia, chegou a hora de descobrir como são feitos os tratamentos para insônia.

Podemos dividir os tratamentos para insônia em 2 tipos, são eles:

  • Tratamentos para os sintomas da insônia;
  • Tratamentos das causas da insônia;

Os tratamentos dos sintomas da insônia podem ser utilizados ajudando as pessoas a conseguirem dormir e ter disposição, porém, por não tratar as causas, os sintomas podem retornar.

Sendo assim, a melhor alternativa é tratar as causas da insônia, que além de evitar que a insônia volte a ocorrer, tem como consequência direta o fim dos sintomas da insônia.

Entretanto, vale considerar que enquanto você faz um tratamento das causas, também pode fazer um tratamento para os sintomas, afinal, até você iniciar um tratamento para as causas, o tratamento dos sintomas já pode te ajudar.

Para você conhecer mais sobre às duas formas de tratamentos para insônia falaremos sobre elas em seguida.


Tratamentos para insônia – Aliviando os sintomas

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Para tratar os sintomas da insônia como a irritabilidade, dificuldade de concentração e é claro, conseguir dormir, muitas pessoas acabam optando por se automedicar.

Entretanto, é importante deixar claro que isso não é nada recomendável, aliás, além do potencial de vício na medicação, o que não faltam são efeitos colaterais negativos.

Sendo assim, ainda que nós saibamos que os tratamentos com foco em aliviar sintomas sirvam como uma espécie de muleta, ajudando em um momento difícil, mas, sem “nos ensinar a dormir com as próprias pernas”, o ideal é que esse tratamento escolhido para os sintomas seja o mais natural possível.

Por isso, para ajudar a dormir de noite, muitas pessoas optam por tomar um chá de camomila e optar por práticas de Higiene do sono, inclusive algumas destas práticas são sugeridas em nossa matéria: 5 tratamentos naturais para insônia.

Por outro lado, se você sente que precisa de algo mais forte, talvez você faça parte do grande grupo de pessoas que está passando a utilizar áudios de Hipnose Guiada para Dormir.

Aliás, nós do Hipnose para Viver Bem oferecemos áudios de Hipnose guiada, 100% gratuitos que já contam com milhares de visualizações.

Sendo assim, se você deseja conhecer vamos deixar três opções de áudios abaixo.

O primeiro deles é nosso de Áudio Hipnose para Dormir -Sono Profundo, um excelente sonífero natural.

Nossa 2ª recomendação é a História Hipnótica para Dormir – Templo do Sono, indicada para todas as idades.

A terceira opção é nosso áudio de Hipnose Guiada para Relaxamento Corporal, uma ótima escolha.

Agora, se você preferir pode acessar aqui e conhecer todas nossas outras práticas de Hipnose, temos áudios para alívio da ansiedade, dores, sons hipnóticos, podcast e muito mais.

Agora que você já conhece as recomendações para tratamento dos sintomas da insônia, veja em seguida o que fazer para tratar as causas da insônia e superar de vez essa condição tão desagradável.


Tratamentos para insônia – Tratando a causa

O que é insônia - Conheça os 3 tipos de insônia que atingem as pessoas

Dos tratamentos mais populares e efetivos para insônia as psicoterapias têm destaque.

Afinal, por meio de psicoterapias muitas vezes conseguimos tratar os 3 diferentes tipos de insônia em suas causas.

Grande parte das vezes as causas da insônia tem relação com nossos hábitos e emoções, sendo assim, fazer psicoterapia para conseguir desenvolver hábitos saudáveis, bem como superar as causas emocionais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, é uma ótima escolha.

Atualmente as psicoterapias que usam a Hipnose tem sido cada vez mais escolhidas devido a sua efetividade nos tratamentos da insônia.

A Hipnose já foi muito mistificada no passado, entretanto a Hipnose na atualidade já foi muito estudada pela ciência e não tem mais esse viés mistico, muito pelo contrário, atualmente ela é uma vasta área do conhecimento muito aplicada na saúde.

A Hipnose utilizada para tratamentos da insônia é chamada Hipnoterapia.

Aliás, nós do Hipnose para Viver Bem atendemos pessoas de todo Brasil e Exterior com nossa metodologia única de tratamentos terapêuticos com Hipnose.

Para saber mais e ver depoimentos acesse: Hipnose para Viver Bem Online.

Agora, se você se interessou na ideia de usar a Hipnose para dormir bem e ganhar qualidade de vida, porém, ainda não sabe se deseja fazer uma sessão, neste caso, vale conhecer a Auto-Hipnose.

A Auto-Hipnose é a aplicação da Hipnose em si mesmo sem depender de outra pessoa para isso, se você quer saber mais como a Auto-Hipnose pode te ajudar, recomendamos que veja nosso Manual de Auto-Hipnose para Viver Bem.

O importante aqui é buscar cuidar da saúde do sono, hoje já sabemos muito sobre ela e sua importância, então, aquele sofre com insônia precisa saber que pode superá-la e ter sua saúde de volta.


O que é insônia e seus 3 tipos – Conclusão

Nessa matéria você pode conhecer um dos principais problemas do sono, a insônia.

Você descobriu o que é insônia, conheceu os 3 tipos de insônia e as causas da insônia.

Além disso, teve a oportunidade de descobrir às duas formas de tratamentos para insônia, os tratamentos para os sintomas e aqueles voltados a tratar as causas.

Esperamos que por meio deste conteúdo você consiga entender um pouco mais sobre a situação que uma pessoa com insônia se encontra e esteja mais consciente das formas de ajudá-la.

Caso tenha alguma dúvida ou quer que abordemos algum assunto, deixe o seu comentário no fim desta matéria.

Além disso, aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube e aproveitar os áudios de Hipnose Guiada gratuitos que disponibilizamos por lá, além de se manter atualizado no melhor da Hipnose para Viver Bem.

Um grande abraço e até logo!


0 comentários

Deixe seu comentário